A campanha Bahia Sem Fogo 2014, realizada por meio do Comitê Estadual de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais, coordenado pela Secretaria do Meio Ambiente (Sema) e pelo Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), segue com os cursos para os bombeiros militares da Bahia que participam da campanha.

Com o conteúdo voltado à educação ambiental, legislação, fiscalização, primeiros socorros e combate aos incêndios florestais, o objetivo central do curso é a preparação na Operação Bahia sem Fogo. A atividade conta com a participação do dos bombeiros Capitão Murilo Rocha, Sargento Uirlei Borges, Soldado Jobson Meira e da coordenadora de Campo do Inema, Fabíola Cotrim.

Este ano, a operação teve início na região oeste no mês de julho devido as grandes ocorrências de focos de incêndios registrados na localização do subcomitê. Na Chapada Diamantina as atividades começaram durante a 10ª reunião do subcomitê, no mês de setembro, com a participação do secretário do Meio Ambiente, Eugênio Spengler, e da diretora-geral do Inema, Márcia Telles.

Educação ambiental

Até o momento participaram dos treinamentos o 8º Grupamento de Bombeiro Militar (GBM) de Jequié, o 2º GBM de Feira de Santana e o 10º GBM de Salvador, contabilizando 92 bombeiros treinados.

Além de realizar projetos para combater o fogo que atinge as regiões da Chapada Diamantina e oeste do estado, a campanha também trabalha com a realização de projetos para educação ambiental e fiscalização, que são feitas por visitas as comunidades orientando os moradores dos agravos causados pelas queimadas ilegais.

Treinamento

Com uma carga horária de 40 horas, o Comitê Estadual de Combate aos Incêndios Florestais iniciou, no dia 31 de março, os treinamentos de formação de brigadas, cujo conteúdo programático versa sobre a Legislação Ambiental, Fiscalização, Primeiros Socorros e Combate aos Incêndios Florestais, entre aulas teóricas e praticas.

A Operação Bahia sem Fogo é realizada pela Sema, que integra e coordena o Comitê Estadual de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais da Bahia, formado por representantes de nove secretarias estaduais, além de instituições municipais e federais. A campanha tem como objetivo atender principalmente as regiões da Chapada e do Oeste, onde ocorrem os maiores registros de incêndios.