A campanha Outubro Rosa vai atender cerca de 7.500 mulheres, em Salvador. O atendimento à população começa nesta quarta-feira (8), em períodos alternados, na sede da Universidade do Estado da Bahia (Uneb), no bairro do Cabula; no Hospital São Rafael, em São Marcos; no Lar Harmonia, no Bairro da Paz; na Mansão do Caminho, no Pau da Lima, e no Campus da Universidade Federal da Bahia. Para ser atendida, a mulher deve levar um documento oficial com foto, cartão do SUS (originais e cópia) e comprovante de residência.

A Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) vai disponibilizar três unidades móveis que vão realizar mamografias gratuitamente em mulheres de 40 a 69 anos, durante todo o mês.

O exame é um dos principais métodos para detectar o câncer de mama, doença que não tem como prevenir e, por isso, é imprescindível que seja diagnosticada no estágio inicial. A partir dos 40 anos já se deve fazer a mamografia e, para as mulheres que têm histórico familiar da doença, deve começar a partir dos 35 anos.

De acordo com dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA), são esperados para a Bahia 2.560 novos casos de câncer de mama, dos quais 980 ocorrerão em Salvador.

Cronograma para realização de mamografias

8 a 25 de outubro – Lar Harmonia, no Bairro da Paz
8 a 14 de outubro – Hospital São Rafael e Mansão do Caminho
15 a 25 de outubro – Campus da Uneb e Campus da UFBA, neste último com atendimento exclusivo à comunidade da UFBA.