Uma das testemunhas ouvidas no Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), nesta quarta-feira (22), confirmou que o policial militar Jorge Figueiredo Miranda, 30 anos, foi vítima de um assalto praticado pelo adolescente Railan da Silva Santana, 17 anos. O crime ocorreu no estacionamento exclusivo para motocicletas, no interior da Faculdade Área1, na Avenida Paralela, em Salvador, na terça-feira (21).

O depoimento da testemunha detalha o momento em que Railan e o comparsa, ainda não identificado, rendem o policial e anunciam o assalto. O PM, que é aluno da faculdade, entrega as chaves do veículo, se afasta, vê o garoto subir na motocicleta, saca a arma e atira no seu braço. Imagens analisadas pela polícia confirmam a versão.

O que acontece em seguida, até Railan ser encontrado agonizante no banheiro do 2º subsolo do prédio da instituição, não é registrado pelas câmeras de segurança. Das 29 câmeras que tiveram imagens analisadas, em seis foi possível elucidar o que ocorreu no estacionamento. Sete testemunhas também foram ouvidas no DHPP.

Premeditado

As investigações já constataram que o roubo foi premeditado. Railan e o parceiro tinham escolhido a motocicleta do policial como alvo e aguardavam, conforme mostram imagens do interior da faculdade. Assim que Jorge saiu da aula e se dirigiu ao estacionamento foi seguido e abordado pelos dois.

Segundo a delegada Tamara Ladeia, da 1ª Delegacia de Homicídios (DH/Atlântico), a Corregedoria da Polícia Militar já foi comunicada e o DHPP espera que o policial envolvido no episódio se apresente nos próximos dias. “Somente depois que ouvirmos o policial, identificarmos o comparsa do adolescente e tivermos os laudos periciais em mãos é que vamos esclarecer totalmente o ocorrido”.