A Bahia também se une às homenagens pelo dia da Padroeira do Brasil, Nossa Senhora Aparecida, a ser celebrada neste domingo (12), com festejos em algumas cidades do interior do estado. Municípios como Bom Jesus da Lapa, com tradição no turismo religioso; Igaporã, São Felipe e Salvador realizam novenas, tríduos, missas, procissões e romarias para render graças à santa, uma das mais populares do Brasil.

Famosa por realizar a terceira maior romaria do país, a cidade de Bom Jesus da Lapa, no oeste baiano, a 902 quilômetros de Salvador, conhecida como a capital baiana da fé, prepara-se para receber cerca de 70 mil visitantes, a maioria vinda do sul de Minas Gerais e do Recôncavo Baiano, para o tríduo preparatório e a festa da padroeira do Brasil. O culto à santa, na cidade, aumentou a partir de 2009, quando o município recebeu a réplica da imagem de Nossa Senhora Aparecida, do Santuário Nacional de Aparecida (SP). Atualmente, a festa é a terceira maior realizada no santuário.

O tríduo, que acontece até sábado (11), começa com a abertura da gruta, às 5h, onde está a imagem da santa. Os dias seguem com missas, confissões e batizados, culminando com a celebração de encerramento, às 19h30. No domingo, os devotos participam de confissões, Ofício de Nossa Senhora, batizados e bênção dos objetos de devoção. Às 18h, uma procissão percorre as principais ruas da cidade. Às 19h30, uma missa festiva encerra a celebração.

Igaporã

Em Igaporã, a 802 quilômetros de Salvador, 12 comunidades rurais, além da sede, têm Nossa Senhora Aparecida como padroeira. Na cidade, a Capela Nossa Senhora Aparecida, no bairro Alto da Varginha, concentra as homenagens. Com celebrações diárias, às 19h30, o novenário segue até sábado, quando acontece uma programação especial. Às 19h, uma procissão luminosa sai da Igreja Matriz, no Centro, até a capela. A programação do domingo é aberta com uma alvorada festiva, às 5h. Às 8h, a Pastoral da Criança faz uma atividade recreativa com a garotada, além de distribuição de lanches, brinquedos e brincadeiras. Já às 19h, uma missa solene e uma procissão encerram a programação.

Embora algumas comunidades rurais de Igaporã realizem os festejos para a Padroeira do Brasil ao longo do mês de outubro, no domingo (12) também acontecem homenagens nas comunidades de Alecrim, com missa às 7h; Lagoa Grande, às 10h; e passagem da Pedra, às 15h.

São Felipe

O município de São Felipe, a 176 quilômetros de Salvador, organiza festejos na sede e em comunidades da zona rural, que têm a santa como padroeira. Na sede, os festejos têm seu ponto alto às 16h, com uma procissão que sai da Igreja Nossa Senhora das Candeias, até a Igreja Matriz, finalizando com uma missa.

Salvador

A capital baiana também conta com celebrações na Paróquia Nossa Senhora da Conceição Aparecida, no bairro do Imbuí. No domingo, a programação tem início às 5h, com alvorada e reza do Ofício de Nossa Senhora. Serão realizadas missas nos horários de 6h, 9h, 12h e 15h. Os devotos participam de uma procissão pelas principais ruas do bairro, às 17h, seguida de missa solene, às 18h. Na igreja, o novenário segue até o sábado, com temas variados e participação de comunidades. Mais informações sobre a programação através do site da paróquia.

Fé e diversão

Para os turistas que visitarem a Bahia, além dos locais de devoção e fé, não faltam opções de passeios. Em Salvador, as praias e pontos turísticos, como Elevador Lacerda, Farol da Barra, Mercado Modelo e o Pelourinho são sempre boas opções que agradam ao visitante. Para quem for a Bom Jesus da Lapa, além das visitas a grutas, igrejas, altares e à Sala do Santíssimo, vale desfrutar um passeio de barco pelo Rio São Francisco.

Em Igaporã, na região Sudoeste, encostado na Chapada Diamantina, um destaque histórico é a casa de Pedra da Fazenda Santo Antônio, que, segundo a história, deu origem ao município, além da Casa Grande da Praça da Igreja e a Igreja Matriz, datada de 1871; o visitante tem também como opção o Centro de Cultura.

Município da região do Jiquiriçá, São Felipe tem a arquitetura colonial presente em grande parte dos prédios localizados no Centro da cidade, como a Praça Municipal, a Igreja Matriz, a dos padroeiros São Felipe e São Tiago, e diversas ruínas e engenhos de cana, situados na zona rural. Uma boa opção para o feriado do dia dedicado à padroeira do Brasil é visitar a Barragem Municipal, aprazível balneário localizado a 2,5 quilômetros da cidade, e a Serra da Copioba, com altitude de 360 m, e que possui trechos remanescentes de Mata Atlântica, abrigando espécies em extinção.

Como chegar:

Igaporã – Partindo de Salvador pela BR-324, seguir pela BR-116 até Manoel Vitorino; mais 28 km, entrar na BR-030, até Caetité. Depois pegar a BR-430 por mais 45 km, até Igaporã.

São Felipe – Partindo de Salvador, seguir pela BR-324 em direção a Feira de Santana. Antes, subir viaduto que dá acesso à BR-101; daí, seguir sentido Cruz das Almas, passando por Conceição de Feira, Governador Mangabeira, Cruz das Almas, Sapeaçu, Conceição do Almeida e São Felipe.

Bom Jesus da Lapa – Partindo de Salvador pela BR-324, sentido Feira de Santana, seguir até o entroncamento da BR-242 ; continuar nessa mesma BR até Ibotirama, daí entrar na BA-160, passando por Paratinga; deste ponto, são 73 km até a localidade.