O Governo do Estado alcançou economia de R$ 17,4 milhões – R$ 13,4 milhões no consumo de água e R$ 4 milhões em energia – no período de 2008 a agosto deste ano, o que representa redução de cerca de 30% nestes dois itens. A ação é uma iniciativa da Secretaria da Administração do Estado da Bahia (Saeb), por meio do Programa de Racionalização do Consumo de Água e Energia, em parceria com a Universidade Federal da Bahia (Ufba).

Criado pela Saeb em 2008, o programa tem como principal objetivo consolidar práticas sustentáveis no consumo de água e energia elétrica, além de promover condições adequadas para a sustentabilidade, eliminando e reduzindo gradativamente o desperdício destes recursos no âmbito da administração estadual.

Na primeira etapa, o programa monitorava somente 17 unidades localizadas no Centro Administrativo da Bahia (CAB). Atualmente mais de 800 unidades estão cadastradas, incluindo a Bahia Pesca, o Colégio Central, a Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder), o Departamento de Infraestrutura de Transportes da Bahia (Derba) e o Instituto Médico-Legal Nina Rodrigues, para citar os mais recentes.

Vistorias técnicas

São realizadas vistorias técnicas regulares às unidades que apresentam consumo elevado de água e energia. Identificado o problema, um relatório é gerado e encaminhado aos dirigentes para ajustes na manutenção das instalações e na gestão dos recursos. Somente no quarto semestre da terceira etapa foram alcançadas mais de 130 unidades e realizadas 34 vistorias técnicas.

A eficácia da iniciativa é notória quando os resultados obtidos são comprados aos dados de consumo médio de água por habitante, que é de 100 litros por dia. O volume de água economizado até o momento – 570.000 milímetros cúbicos – seria o suficiente para atender diariamente a cerca de 2.500 pessoas durante seis anos, o equivalente a 228 piscinas olímpicas cheias. Quanto à energia elétrica, o programa obteve economia de 5.650 MWh, bastante para suprir o consumo de pouco mais de 550 famílias durante cinco anos.

Ecotime

Intitulado Ecotime, a ação capacita grupos de servidores para promover ações de economia nas atividades cotidianas, como desligar o ar condicionado no horário de almoço; reduzir o uso de descartáveis, estimulando a alternativa da caneca e garrafa; desligar o monitor quando não estiver em uso e fazer bom proveito dos materiais de expediente, como aqueles utilizados em escritórios.

O Ecotime também é responsável por alimentar o sistema ViaNet, que coleta diariamente os dados de consumo de água e energia das unidades cadastradas, armazenando em um banco de dados. Gráficos diários e mensais são gerados, com demonstração imediata de ocorrências fora do padrão de consumo de cada unidade, orientando nas ações a serem adotadas por seus gestores. A consulta online é aberta ao público.

O Programa de Racionalização do Consumo de Água e Energia está em conformidade com o Programa de Qualificação do Gasto Público – o Compromisso Bahia -, que combate o desperdício na máquina pública estadual. Para mais informações sobre o Ecotime, basta entrar em contato pelo telefone (71) 3115-1758.