A Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA) vai comemorar o dia Nacional da Consciência Negra, celebrado na próxima quinta-feira (20), na Comunidade Quilombola Fazenda Porteiras, no município de Entre Rios (região nordeste), com a distribuição de sementes e mudas, além da entrega de materiais e incrementos agrícolas. O evento será realizado nesta terça-feira (18), às 9h, em parceria com a Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR).

Desde 2007, a EBDA vem promovendo a inclusão cidadã e produtiva de famílias remanescentes de quilombos, em todo o estado, por meio do serviço de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater). Atualmente mais de sete mil famílias quilombolas são assistidas pela EBDA, tendo acesso à Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP), um dos mais importantes instrumentos de ingresso nas políticas públicas.

“As famílias quilombolas começaram a ter mais acesso às políticas públicas. Como resultado dessas ações, as famílias, sobretudo as que vivem na região do semiárido, não sofreram tanto com os efeitos da estiagem nos últimos dois anos”, constata Ivani Pereira, gerente regional da EBDA em Bom Jesus da Lapa, no Vale do São Francisco.

Facilidades

O vice-presidente da Associação Quilombola da Fazenda Porteiras, Ronaldo Sousa Rocha, reconhece os benefícios que a comunidade passou a ter por meio das políticas públicas. “Temos facilidade para comprar ração e acesso ao conhecimento mais profundo da agricultura, pecuária e até apicultura. Hoje temos mecanismos e isso dá ânimo melhor para nos manter na terra”.

Na comunidade de Bebedouro, em Campo Formoso, semiárido do norte baiano, a moradora da Comunidade Quilombola de Bebedouro, Luciane Santos, é uma das agricultoras familiares que conseguiram melhorar de vida. Com o fomento que recebeu do Plano Brasil Sem Miséria, a agricultora montou uma lanchonete e planta pimentão e pimenta, tendo orientação da EBDA. “Os técnicos me incentivam a plantar de forma orgânica. O que eu produzo dá pra vender aqui no povoado e até na Ceasa de Juazeiro”.

O município de Campo Formoso, no centro norte do estado, vai comemorar o Dia da Consciência Negra nos dias 28 e 29 de novembro, por iniciativa da Associação de Produtores Rurais Quilombolas da Comunidade de Bebedouro. O evento, intitulado I Fórum dos Remanescentes Quilombolas da Comunidade de Bebedouro, terá com a participação da EBDA, Secretaria Municipal de Saúde e Universidade do Estado da Bahia (Uneb).