Após conquistar o título de ‘Destaque Estadual’ na 14ª edição do Prêmio Gestão Escolar 2013, realizado pelo Conselho Nacional de Secretários da Educação (Consed), o Colégio Estadual Félix Mendonça, no município de Itabuna (região sul), foi representado pela diretora Rosemeire dos Santos Guerra, no I Seminário Internacional de Boas Práticas de Gestão, realizado nos dias 18 e 19 de novembro, na Universidade de Nottinghan, em Londres (Inglaterra). Em outubro, no Texas, Estados Unidos, ainda como benefício do prêmio ‘Destaque Estadual’, a diretora também conheceu um pouco do processo educacional norte-americano.

“Acredito que o reconhecimento do nosso colégio é resultado do novo olhar que o país tem, hoje, sobre o sistema educacional, e do nosso comprometimento com uma educação inclusiva. Trouxemos a família para dentro da escola e elevamos a autoestima dos estudantes. O nosso colégio é forte porque estamos coesos e focados nas aprendizagens do aluno, trabalhando as novas competências exigidas na atualidade, como o uso das tecnologias”, relata a diretora Rosemeire dos Santos Guerra.

Durante o seminário, em Londres, a diretora contou que assistiu aulas sobre as novas possibilidades na gestão de escolas públicas, com especialistas ingleses. “Já somos olhados como exemplo exitoso de uma educação eficiente por meio da humanização das relações. Pude conferir que o nosso método de ensino, as práticas, o incentivo do envolvimento da família na escola e a nossa plataforma de trabalho são iguais aos do sistema educacional que visitamos”, ressalta.

Com 1.619 alunos, dos ensinos fundamental e médio, o Colégio Estadual Félix Mendonça foi uma das 98 unidades (entre estaduais e municipais) inscritas no Prêmio Gestão Escolar 2013. A instituição foi selecionada a partir do projeto ‘Eu Quero, eu Posso, eu Devo Combater a Violência – abrace a paz e promova essa causa’. As iniciativas do Colégio Estadual Félix Mendonça abordam temas diversos, como bullying, gravidez na adolescência, obesidade e verminoses, sempre a partir da discussão com a comunidade escolar.