Uma cobra sucuri, de seis metros de comprimento e aproximadamente 150 quilos, foi capturada, na última quarta-feira (26), por pescadores na região da Praia da Coroinha, no município de Itacaré, no sul da Bahia. O posto avançado do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), em Ilhéus, foi acionado e deslocou sua viatura, conduzida pelo especialista em Meio Ambiente, Hermann Rehem, juntamente com os técnicos do Instituto Mamíferos Aquáticos, Rian Pereira (oceanógrafo) e Adriana Mastranagelli (médica veterinária) para verificação do animal, procedimento de resgate e posterior soltura.

Ao realizar a captura, que também teve o apoio de uma equipe da Companhia Independente de Polícia de Proteção Ambiental de Ilhéus (Cippa), foi necessária análise visual e física do animal, realizada pela veterinária da ONG, onde foi constatada que não havia ferimentos. Com isso, a sucuri foi conduzida à Unidade de Conservação Parque Estadual Serra do Conduru, local indicado pelos técnicos do Inema para a soltura por conter áreas alagada,  característica típica do habitat natural do réptil.

As sucuris são serpentes pertencentes à família Boidae e compreendem algumas espécies do gênero Eunectes (Eunectes murinus, Eunectes deschauenseei e Eunectes notaeus), que podem atingir grandes dimensões, chegando a ultrapassar dez metros de comprimento. Caracterizadas por não serem venenosas, matam as presas por constrição. As sucuris apresentam hábitos aquáticos e se alimentam de uma variedade de peixes, anfíbios, quelônios, lagartos, serpentes, jacarés, aves e mamíferos.