A participação de 78 expositores estrangeiros, incluindo representantes do Mercosul, da África, Estados Unidos, México, Grécia, França, Itália, Turquia, Canadá e Espanha, bem como a presença de mais de 14 mil pessoas, entre elas agentes, operadores de viagens e jornalistas de turismo, superaram as expectativas dos organizadores da 26ª Edição do Festival de Turismo de Gramado (Festuris), no Rio Grande do Sul.

Os números também impressionaram positivamente os agentes e operadores de viagens que tiveram a oportunidade de manter contato com parceiros e renovar as prateleiras de serviços e destinos turísticos. Com um estande moderno, o espaço da Empresa de Turismo da Bahia (Bahiatursa), vinculada à Secretaria do Turismo (Setur), foi um dos mais visitados durante os três dias do Festuris, deixando otimistas os parceiros que promovem a Bahia.

Além de participar da promoção das 13 zonas turísticas do estado, juntamente com o trade, a Bahiatursa realizou diversas ações no salão, onde eram realizadas palestras e reuniões. Acompanhada da equipe da Bahiatursa, a baiana Marly Trindade, vestida a rigor, distribuiu fitinhas do Senhor do Bonfim, kits com folheterias e brindes.

Para o diretor de Relações Nacionais da Bahiatursa, Renato Senna, a presença da Bahia no evento é importante, pois a região Sul é um mercado de alto poder aquisitivo. Além disso, é um grande emissor de turistas para a Bahia, notadamente para os segmentos histórico, cultural, aventura, ecoturismo e de sol e praia. O Festuris foi montado numa área de 20 mil metros quadrados, com mais de duas mil marcas distribuídas em 400 estandes.