Um encontro entre a Bahia e Portugal marcou a abertura do Salão Internacional da 27ª Feira Internacional da Agropecuária (Fenagro), instalado pela primeira vez para promover a sua internacionalização. O evento contou com a presença de prefeitos, empresários e agricultores, representação consular de 34 países e outras autoridades.

Os países divulgam seus atrativos em dias determinados. No domingo, o espaço foi ocupado por Portugal que, com a presença da cônsul do país, Nathalie Viegas, apresentou sua culinária, vinhos especiais, além dos atrativos turísticos. Entre as pessoas que passaram pelo local, empresários baianos e portugueses do setor do agronegócio, industrial, turístico e imobiliário.

Resultado da parceria entre as secretarias estaduais do Turismo (Setur) e da Agricultura (Seagri), o salão reúne as representações consulares na Bahia, que divulgam a sua cultura e gastronomia. Um estande está preparado especialmente autoridades diplomáticas, gestores estaduais, municipais e empresários discutirem oportunidades e negócios.

Além da degustação de bebidas e comidas típicas, o público pôde conferir variado material de divulgação de Portugal, como banners, folheteria e revistas. “Esta iniciativa é importante para consolidar a relação luso-brasileira na participação turística”, destacou a cônsul Nathalie Viegas.

Comunidade internacional

Para o secretário do Turismo, Pedro Galvão, este ano, a vinda do corpo consular de 34 países para o Salão Internacional da Fenagro contribui para fortalecer a divulgação dos destinos turísticos da Bahia com a comunidade internacional. Segundo secretário da Agricultura, Jairo Carneiro, que no evento representou o governador, “a parceria com a Setur proporcionou essa dimensão internacional, possibilitando conhecimento maior dos produtos e ampliando as oportunidades de se fazer negócios”.

O estande da Setur-Bahiatursa está localizado no Espaço Cadeias Produtivas, onde é possível encontrar material informativo das 13 zonas turísticas da Bahia, além do projeto da Estrada Real. “Percebemos a necessidade de trazer para a Feira, que é a terceira maior do país, informações sobre os destinos turísticos da Bahia já consolidados, por entender a importância do evento, que atrai visitantes ao estado”, destaca Galvão. “A Estrada Real é a 14ª zona turística e já conta com georreferenciamento feito pela CBPM. Em breve, estará atraindo visitantes do país e do mundo”.

Programação

A feira foi aberta no último dia 30 e continua até o próximo domingo (7), no Parque de Exposições de Salvador, devendo atrair mais de 120 mil pessoas durante nove dias de funcionamento, com a expectativa de movimentar aproximadamente R$ 100 milhões em negócios. Estão expostos no evento mais de  seis mil animais.

Quem for à Fenagro vai encontrar o mundo do campo em plena cidade, exposição de bovinos, ovinos, equinos e caprinos, além de pequenos animais. Como parte da programação da feira, são realizados leilões, a exemplo de uma mostra do melhor da genética animal baiana. A edição deste ano traz como novidade a exposição nacional da raça Dorper e a da raça White Dorper.

A programação contempla um festival gastronômico, espaço cultural, com shows musicais, salão internacional, torneio leiteiro, cursos de formação e capacitação, provas desportivas, feira de adoção de pequenos animais, além de diversificada programação infantil. Provas desportivas, feira de artesanato, parque infantil, passeios de pôneis e charretes estão entre as atividades oferecidas ao público. Haverá ainda a tradicional mostra de pequenos animais domésticos, como cães, gatos, aves exóticas, coelhos e outros roedores.