As ações do esporte realizadas pelo Governo da Bahia, entre 2007 e 2014, foram apresentadas, nesta quarta-feira (10), aos representantes do Conselho Estadual de Esporte e Lazer em reunião na Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre). O vice-presidente do conselho e também diretor geral da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), Elias Dourado, destacou os dados e os fatos esportivos deste período.

Ele citou a recuperação e o fortalecimento da infraestrutura esportiva no Estado, com a reforma, modernização e construção de dezenas de equipamentos, estímulo ao desenvolvimento de atletas de alto desempenho, realização de atividades esportivas, inclusive grandes eventos em Salvador, a exemplo das competições internacionais de judô.

“O esporte baiano apresenta hoje melhorias em todos os aspectos. Tivemos conquistas na área de infraestrutura esportiva na capital, como a Arena Fonte Nova, o Centro Pan-Americano de Judô (CPJ), a reforma do Estádio Metropolitano de Pituaçu e o ginásio de esportes de Cajazeiras recém-inaugurado. As ações aconteceram também no interior, onde recuperamos dezenas de quadras e ginásios, e construímos seis piscinas semiolímpicas, além de três que estão em execução nos municípios de Serrinha, Lauro de Freitas e Jaguarari”, disse.

Piscina olímpica

O parque aquático de Salvador, em construção na Avenida Bonocô, com uma piscina olímpica e outra para aquecimento dos atletas, também foi citado pelo diretor geral da Sudesb. Ele destacou ainda o incentivo do Governo do Estado à geração de novos talentos e de programas como o ‘Segundo Tempo’, desenvolvido em duas frentes, uma pela Setre, atendendo neste momento, a cinco mil crianças – entre 2008 e 2010 foram atendidos 10 mil jovens -, e outra pela Sudesb, que atende 7.100 alunos no período 2014-2015

Também foram apresentados programas de incentivo como o FazAtleta e o Bolsa Esporte e a premiação de ‘Os Melhores do Esporte na Bahia’, que terá a sétima edição no próximo dia 19, às 19h, no auditório da Universidade do Estado da Bahia (Uneb), no bairro do Cabula, em Salvador.

Aos conselheiros foi informado ainda que a Copa 2 de Julho de Futebol Sub-17 e as de cunho regionais realizaram, entre 2007 e este ano, 1.750 jogos, revelando árbitros e novos atletas para o futebol brasileiro. Outras ações pontuadas são os Jogos Abertos do Interior, os Jogos Indígenas em Porto Seguro e a prova de ciclismo Brasil Ride – Mountain bike, que acontece há quatro anos em trilhas da Chapada Diamantina.