O governador Jaques Wagner se tornou nesta segunda-feira (22) o primeiro chefe do Executivo Estadual da história a visitar os 417 municípios baianos. Parte das cidades visitadas também recebeu um governador pela primeira vez durante a gestão Wagner, quando mais de 2,5 milhões de baianos deixaram a linha da pobreza e 2,1 milhões passaram a pertencer à classe média.

Ao inaugurar a iluminação na entrada da cidade de Ibirapitanga, nesta segunda (22), Wagner atingiu a meta que, segundo ele, foi a forma de se aproximar das necessidades da população “para ouvir, como eu ouço, o obrigado pelo que chegou e a reclamação ou o pedido pelo que está faltando. Então tenho muito orgulho de dizer que completo essa missão”. No município, Wagner recebeu uma placa em homenagem por ter visitado todas as cidades baianas.

“Sou o único governador da história da Bahia que teve oito anos consecutivos de governo e o único que, durante a gestão, visitou todos os 417 municípios baianos. Isso vai ficar cravado no meu coração, Ibirapitanga foi o último município a ser visitado por mim como governador. Para governar bem é preciso pisar onde o povo está pisando, estando colando com o povo e sentindo as dificuldades. É assim que a gente fica sabendo dos problemas", finalizou Wagner durante discurso em Ibirapitanga.

Um dos municípios que recebeu um governador do estado, pela primeira vez na história, foi São José da Vitória, no sul da Bahia, onde a inédita visita no último dia 15 de dezembro foi marcante para os cerca de seis mil habitantes. “É importante para nossa cidade e demonstra o compromisso com nosso povo”, disse o prefeito Roberto Francisco dos Santos.

O prefeito de Lagoa Real, Francisco José de Freitas, acredita que a visita representa também uma oportunidade para mostrar necessidades locais e agradecer pelas ações que melhoram a vida da população. “Para nós, que estamos em um município do semiárido, essa visita é motivo de orgulho e oportunidade para o povo ter contato com o governador e também agradecer pelas melhorias na qualidade de vida das pessoas nesses anos, como o nosso abastecimento de água que era tão esperado”.

Da primeira viagem oficial no dia 6 de janeiro de 2007, quando participou da Festa de Reis e das comemorações pelo centenário de Dona Canô Veloso, em Santo Amaro, até as visitas a Aiquara, Jitaúna, Apuarema e Ibirapitanga, nesta segunda-feira, o governador percorreu cada um dos municípios e regiões da Bahia, inaugurando obras e levando ações em áreas como agricultura, social, infraestrutura, saúde e educação.

Luz, água e estradas

Entre os investimentos, destacam-se, principalmente nos municípios pequenos e áreas mais pobres, os programas Luz para Todos e Água para Todos. Desde 2007, mais de seis milhões de pessoas foram beneficiadas por meio de obras de abastecimento de água e saneamento. Já o Luz para Todos levou energia elétrica a 2,7 milhões de baianos.

Na área de agricultura familiar, o apoio a pequenos trabalhadores rurais entre 2007 e 2014 inclui a regularização fundiária de 679,2 mil hectares, por meio da emissão de 43.579 títulos de terra, 862 mil beneficiados pelo Plano Safra. As ações incluem ainda a ampliação de 80 mil para 430 mil pequenos produtores atendidos pela Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater), 113% mais agricultores beneficiados por projetos de irrigação, além da entrega de mais de 15 toneladas de sementes para uma média de 230 mil produtores por ano.

Para escoar a produção e facilitar o transporte, foram construídos e recuperados cerca de 8,5 mil quilômetros de estradas em todo o estado, que hoje tem uma malha rodoviária melhor e mais segura.

Saúde e educação

Na saúde, Wagner inaugurou cinco novos hospitais  – 40 unidades hospitalares foram reformadas e ampliadas. Como resultado, o número de leitos dobrou e o de Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) triplicou desde 2007. Também foram entregues 25 novas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), além de mais de dois mil postos de saúde construídos ou ampliados. Hoje são 605 novas ambulâncias, e o Serviço Médico de Urgência (Samu) chega a 266 municípios. A atenção básica ganhou 1.400 novas unidades de saúde e mais de 3,2 mil equipes do Programa de Saúde da Família (PSF).

O esforço para levar os serviços de saúde aos baianos envolve também estratégias como a do Programa Mais Médicos, que trouxe 1.359 profissionais à Bahia, que atendem 500 mil pessoas a cada mês em 361 municípios. Por meio do programa itinerante Saúde em Movimento, cerca de 150 mil cirurgias de catarata foram realizadas.

Outras ações relacionadas à presença constante do governador no interior do estado resultaram em avanços na educação, a exemplo dos 1,3 milhão alfabetizados pelo programa Todos pela Alfabetização (Topa), mais de R$ 400 milhões aplicados, por meio do programa Caminho da Escola, em transporte escolar beneficiando estudantes da zona rural. Na área de habitação, foram mais de 129 mil unidades entregues e outras 123 mil em construção via programas Casa da Gente e Minha Casa, Minha Vida, beneficiando moradores de 383 municípios do estado.

Em cada cidade que passou durante esses oito anos, o governador conheceu de perto a realidade do povo baiano. Nesse período, os registros dos contatos com cada morador, dos abraços dados e recebidos foram feitos pela Secretaria de Comunicação do Estado e disponibilizados no Flickr, que já contabiliza mais de 15 milhões de acessos.