Uma organização criminosa de tráfico de drogas, com base na cidade de Senhor do Bonfim e conexão em Andorinha, Juazeiro e Salvador, foi desarticulada nesta sexta-feira (12) por policiais civis, durante operação destinada ao cumprimento de 38 mandados de prisão e 27 de busca e apreensão. Liderada por Loide Maria de Almeida, que recebia as drogas de Neilton Alves da Silva e Agnaldo da Silva Cardoso, a quadrilha tinha quatro integrantes atuando no tráfico em presídios.

Equipes da 19ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin) e das Coorpins de Juazeiro (17ª), Paulo Afonso (18ª), Jacobina (16ª), Feira de Santana (1ª), Itaberaba (12ª) e Irecê (14ª) cumpriram os mandados judiciais, no início da manhã, prendendo, além de Loide, Agnaldo e Neilton, 22 traficantes. Dois dos mandados de prisão foram cumpridos na Penitenciária Lemos Brito, em Salvador, e dois no Presídio de Juazeiro.

Os policiais apreenderam com a quadrilha maconha, crack, cocaína, R$ 1,8 mil em dinheiro, duas balanças de precisão, três armas, além de munições. Um adolescente integrante do grupo também foi apreendido. As drogas, as armas e o restante do material seguiram para perícia, no Departamento de Polícia Técnica (DPT).

Segundo o coordenador da 19ª Coorpin, de Senhor do Bonfim, delegado Felipe Neri, as investigações apontaram Loide como a distribuidora das drogas fornecidas principalmente por Neilton e Agnaldo. Havia ainda outro fornecedor, residente em São Paulo, que tinha Loide como uma de suas clientes na Bahia. Cabia a um filho da líder, de prenome Alex, guardar a maior parte da droga em sua residência e revendê-la num bar de sua propriedade.

Vinte e um do total de criminosos, que tiveram os mandados de prisão cumpridos, estão custodiados no Complexo Policial de Senhor do Bonfim. Os quatro restantes já estavam recolhidos no sistema prisional.