Game, Robograma, Fotografia e Culturama são algumas das oficinas oferecidas pelos Centros Juvenis de Ciência e Cultura, em Salvador e Senhor do Bonfim, tornando o recesso escolar mais divertido para os alunos da rede estadual. Na capital, as atividades iniciadas nesta segunda-feira (11) acontecem em duas turmas – a primeira até sexta-feira (15), e a segunda, entre os dias 18 e 22 próximos, das 9h às 12h e das 13h às 16h. Em Senhor do Bonfim, as oficinas acontecem até 28 de janeiro, de terça a quinta, das 15h às 17h.

No Centro Juvenil de Salvador, instalado no Pavilhão Dalva Matos do Colégio Central, no bairro de Nazaré, os estudantes participam das oficinas Filme; Edite e Publique; Game e Game Design; Cine Clube; Conectados; Culturama; Fotografia; Cultura Geek; Fanfiction e Contadores de Histórias.

Lana Beatriz Silva, 16 anos, que acabou de passar para o 3º ano do ensino médio, no Colégio Estadual Professor Edson Carneiro, diz ser apaixonada por fotografia e quando soube da oficina quis logo participar. “Estou gostando muito de aprender novas técnicas de fotografia e fazer novos amigos”.

Quem também está dedicando o tempo livre das férias para aprender mais é a aluna Suelen Bispo da Silva, 18. No Ano Letivo de 2016 ela irá fazer o 3º ano do curso técnico de nível médio em Eletromecânica, no Centro Estadual de Educação Profissional em Controle e Processos Industriais Newton Sucupira. “Escolhi a oficina de robograma porque me identifico muito com tecnologia. O conhecimento adquirido vai ajudar no meu curso e carreira”.

Leitura, filmes e games

A programação do Centro Juvenil de Senhor do Bonfim, no centro norte baiano, inclui as oficinas Clube de Leitura, onde os alunos discutem sobre os livros que estão lendo nas férias, e participam de contação de histórias, além do Gameonato, um campeonato de jogos online. Os participantes também mostram as habilidades vocais e refletem sobre letras de músicas na oficina Karaokê.
Os estudantes assistem e debatem sobre filmes atuais, no Cine Clube, e realizam apresentações de dança e teatro no Juvenil Dance. Eles têm ainda a oportunidade de conhecer a dinâmica da oficina Miniempresa, realizada durante o ano na unidade.

Aprendizado em várias linguagens

Segundo a diretora do centro de Senhor do Bonfim, Janair Torres, “o objetivo da iniciativa é fazer com que os jovens da comunidade conheçam o centro e participem de atividades lúdicas direcionadas ao aprendizado em diversas áreas e linguagens”. Já a diretora da unidade de Salvador, Carla Almeida, explica que “a implementação dessa proposta parte da necessidade que os estudantes têm de outras experiências criativas e estimulantes num formato direcionado ao período de férias”.

Os Centros Juvenis de Ciência e Cultura são uma iniciativa da Secretaria de Educação do Estado da Bahia para promover a ampliação da jornada escolar e a diversificação do currículo dos estudantes.

Fonte: Ascom/Secretaria da Educação do Estado da Bahia