O digitador Alismário da Cruz Araújo, 25 anos, aguardava ansioso na 26ª Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran), em Conceição do Coité, para mudar a categoria da carteira de habilitação, de AB (moto e carro) para D (ônibus), após ser reprovado no primeiro teste de direção. A oportunidade veio com o mutirão de exames práticos da Caravana do Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran-BA), realizado no município, na quarta-feira (30).

“Trabalho em uma escola e ganho pouco. Investi tudo que eu tinha na autoescola para mudar a categoria da minha habilitação. Preciso ser aprovado para buscar um emprego melhor”, disse Alismário, que foi aprovado no teste e já está habilitado para trabalhar como motorista do transporte coletivo.

O Detran atendeu 123 candidatos que tentavam tirar a primeira habilitação ou mudar de categoria. "O mutirão tem acontecido em toda cidade, onde existe uma grande demanda, para agilizar a conquista do direito de dirigir e oferecer qualificação em veículos maiores", afirmou a examinadora Nina Rosa Seixas.

Abordagens educativas

Ainda em Coité, município localizado na região nordeste do estado, a caravana realizou nesta semana abordagens educativas de aproximadamente 500 pessoas, com orientações sobre segurança no trânsito e o risco do uso do celular ao volante. Mais de 600 alunos de escolas públicas assistiram a palestras sobre as normas para pilotar motos ‘cinquentinhas’ e como ser um condutor responsável no futuro.

Os servidores da Ciretran foram capacitados para melhorar o atendimento ao público. Já policiais militares e agentes de trânsito receberam orientações sobre o preenchimento de autos de infração. “O Detran está de parabéns por essa iniciativa. O trânsito é dinâmico e se transforma muito rápido. Nós precisamos estar atentos às mudanças na legislação para não cometermos irregularidades”, afirmou o sargento Alexsandro Guimarães.

Fonte: Ascom/Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran-BA)