A partir dessa sexta-feira (02), o município de Alagoinhas, a cerca de 100 km de Salvador, recebe mais uma edição da Feira Cidadã, ação realizada pela Secretaria da Saúde da Bahia (Sesab), que oferece serviços gratuitos de saúde e cidadania em uma estrutura montada no estádio Carneirão.

A secretária da Saúde do Estado, Adélia Pinheiro, conferiu o início dos atendimentos de mais uma edição da iniciativa e acompanhou a realização de exames e consultas. No local, estão sendo ofertados atendimentos oftalmológicos, odontológicos, além de exames como raio-x, ultrassonografia e eletrocardiograma. “Nossa estimativa é realizar 10 mil atendimentos. É uma parceria com a prefeitura para trazer saúde mais próxima da população. Desde de março retomamos as atividades da Feira Cidadã,  depois de 2 anos da ação parada por conta da pandemia”, afirma a Secretária.

Link Personalizado

Adélia Pinheiro explica que nos serviços de oftalmologia estão sendo ofertadas consultas habituais, rastreio e cirurgia simultânea de catarata e serviço de YAG Laser, que é a limpeza das lentes de quem fez cirurgia de catarata. Além disso, na área de odontologia estão sendo realizados aplicação de flúor, limpeza, restauração, tratamento de canal e cirurgias de baixa complexidade.

Na Feira, a população também tem acesso ao posto do Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC), onde está sendo realizada a emissão de documento de identidade, CPF e antecedentes criminais. Para acesso aos serviços, os usuários deverão apresentar Cartão SUS, RG, Comprovante de Residência, Comprovante de Vacina contra o Covid-19 e requisição médica para realização de exames de ultrassonografia.

Novo hospital

Ainda em Alagoinhas, Adélia Pinheiro verificou espaços onde poderá ser construído o novo hospital regional. A nova unidades, que está em fase de planejamento, ampliará o número de leitos e de serviços de saúde ofertados na região.

Fonte: Ascom/Sesab