Corpo de Bombeiros Militar da Bahia reúne homenageados e entrega medalhas
Foto: Joá Souza/GOVBA

Solenidade de entrega de medalhas condecorou 240 militares e civis, em evento realizado na Área Cívica do Departamento de Ensino e Pesquisa do Corpo de Bombeiros Militar da Bahia (CBMBA), nesta quarta-feira (9), em Simões Filho. Estiveram presentes na cerimônia, o governador do estado Rui Costa, a primeira-dama Aline Peixoto, o comandante geral do CBMBA coronel Adson Marchesini, o comandante geral da Polícia Militar da Bahia, coronel Paulo Coutinho e demais autoridades.

Homenageado com a Medalha do Mérito do Bombeiro Militar Capitão Leovigildo Cavalcante de Melo, o governador Rui Costa falou da importância da condecoração na sua trajetória. “É sempre uma gratidão ter reconhecimento, e aqui eu falo em nome de todos os homenageados. Um país, uma nação, uma sociedade se constroem também de doação pessoal, além da atividade estritamente profissional de cada um. O que cada um faz seja dentro da sua profissão, ou além dela, acho que tem que ser reconhecido, valorizado pra que a gente reproduza essas ações e estimule que outras pessoas também façam um pouco além”, declarou Rui.

A medalha, que foi entregue a outros 49 agraciados, é destinada a premiação de integrantes do CBMBA, militares, autoridades civis, corporações militares ou instituições civis que tenham realizado notáveis serviços ao País, ao Estado da Bahia ou ao CBMBA, ou que se distingam através de ato ou trabalho excepcional no exercício de atividade estratégica da Corporação.

A primeira-dama do Estado da Bahia, Aline Peixoto, que também foi homenageada com a Medalha do Mérito do Bombeiro Militar Capitão Leovigildo Cavalcante de Melo, foi contemplada, ainda, com a Medalha Conselheiro Almeida Couto – Patrono do Corpo de Bombeiros Militar da Bahia, que é destinada a premiar integrantes da Corporação, militares, civis, corporações militares ou instituições civis que tenham prestado serviços relevantes ao CBMBA, ou que se distingam através de ato ou trabalho relevante no exercício de atividade tática ou técnica da Corporação. Além da primeira-dama do estado, outras 64 pessoas foram condecoradas.

Como prova de reconhecimento aos serviços prestados à segurança contra incêndio e pânico, busca, resgate, suporte básico de vida, salvamento de pessoas e bens e ações de defesa civil no Estado, ou àqueles que tenham praticado atos meritórios em prol do desenvolvimento das atividades administrativas ou operacionais, é concedida a Medalha Cruz de Fogo. Foram 165 homenageados, dos quais 163 são policiais e bombeiros militares. “Esse é um momento muito importante para a instituição. Passamos por momentos difíceis nos últimos meses na Bahia, por conta da tragédia na região sul, dos incêndios florestais e o Corpo de Bombeiros responde sempre de forma eficiente. Por isso hoje é um momento de grande felicidade para o Corpo de Bombeiros, por poder trazer autoridades e amigos para a gente poder confraternizar”, finalizou o coronel Adson Marchesini.

Repórter: Laís Nascimento