Foto: Divulgação/CBMB

A ‘Chame Gente, Campanha de doação de sangue da Fundação de Hematologia e Hemoterapia do Estado da Bahia (Hemoba) recebeu um reforço de peso com a doação de um grupo de cerca de 30 bombeiros militares. O objetivo da corporação foi contribuir para aumentar o estoque de sangue da fundação, principalmente por causa do feriado de Carnaval, período em que o material é muito procurado pela rede de hospitais públicos. A doação coletiva aconteceu nesta quarta-feira (15), no hemocentro localizado no HGE, no bairro de Brotas, em Salvador.

“Para nós o momento é bastante crítico pelo período do Carnaval, das festas e das férias e isso ocasiona baixo estoque. Por isso, agradecemos imensamente por mais essa iniciativa do Corpo de Bombeiros Militar da Bahia e com a chegada de vocês com essa nova campanha nós poderemos atender a população”, explicou a Coordenadora de Captação de Doadores do Hemoba, Margarete Mascarenhas.

Link Personalizado

📱💻Clique aqui e acesse o ba.gov.br. Informações do estado e diversos serviços, tudo em um só lugar.

Pela primeira vez doando sangue pelo CBMBA, a aluna a soldado Jiciny, destacou a importância da doação. “É muito gratificante para nós, bombeiros, participarmos dessa campanha para doarmos sangue e salvar vidas além das nossas atividades fim”.

Uma bolsa de sangue pode salvar até quatro vidas. No período Carnavalesco as doações no Hemoba podem ser feitas na quinta, sexta e sábado, além da segunda e terça de Carnaval.

Condições básicas para doação de sangue

Estar em boas condições de saúde e pesar acima de 50 kg;
Apresentar documento original com foto, emitido por órgão oficial e válido em todo o território nacional;
Ter entre 16 e 69 anos de idade, sendo que menores de 18 anos devem estar acompanhados por um responsável legal.
Pessoas com mais de 60 anos só poderão doar caso já tenham realizado uma doação antes dos 60 anos;
Homens podem doar até 4 vezes a cada 12 meses, com intervalo mínimo de 60 dias entre as doações e mulheres podem doar até 3 vezes a cada 12 meses, com intervalo mínimo de 90 dias entre as doações.

Recomendações para o dia da doação

Estar descansado (ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas);
Estar alimentado (evitar alimentação gordurosa nas 4 horas que antecedem a doação);
Não ingerir bebida alcoólica nas últimas 12 horas;
Não fumar por pelo menos 2 horas.