Foto: Divulgação/Sesab

Com o objetivo de verificar as condições de atendimento da população nas unidades de saúde do Estado, bem como fiscalizar o cumprimento das escalas dos profissionais e aferir o bom funcionamento dos equipamentos de imagem, a secretária da Saúde da Bahia, Roberta Santana, iniciou nesta sexta-feira (17) uma série de inspeções na capital baiana.

“Os hospitais Geral do Estado (HGE), Ernesto Simões Filho (HGESF) e Subúrbio (HS) estão com funcionamento pleno e aptos a atender os casos mais graves. Essa é a mesma realidade de outras unidades da rede estadual na capital e interior, visto o investimento de R$ 1,2 milhão para reforçar os plantões”, afirma a secretária, que também foi na Fundação Hemoba.

Link Personalizado

No interior, todas as unidades estaduais estão de prontidão para atender os casos de urgência e emergência, com destaque para o Hospital Geral Deputado Luís Eduardo Magalhães, em Porto Seguro, o Hospital Geral Menandro de Faria, em Lauro de Freitas, o Hospital do Oeste, em Barreiras, o Hospital Regional da Chapada, em Seabra, o Hospital Regional Costa do Cacau, em Ilhéus, o Hospital Geral Prado Valadares, em Jequié, o Hospital Geral de Vitória da Conquista, além dos hospitais Regionais de Guanambi e Juazeiro.

Outro equipamento à disposição da população é o Centro de Atendimento de Múltiplas Vítimas, que, em poucos minutos, transforma o estacionamento coberto do HGE em uma imensa emergência hospitalar. O centro está apto a receber e tratar mais de 25 vítimas simultaneamente. O espaço é equipado com toda a infraestrutura de oxigênio, rede elétrica e demais características para o primeiro atendimento. As vítimas que chegam passam por uma triagem e são encaminhadas rapidamente para os leitos adequados à gravidade dos ferimentos.

Na unidade, primeira do tipo implantada no Brasil, as vagas de estacionamento viram leitos hospitalares e a organização de toda área é feita por cores. O azul representa os casos de baixa complexidade, enquanto a área amarela é destinada aos pacientes de gravidade intermediária. Já na área vermelha, estão os pacientes mais graves, com risco iminente de morte.

Doação de Sangue

No primeiro dia de Carnaval, 438 candidatos se habilitaram para a doação, sendo captadas 341 bolsas de sangue e 12 cadastros de Medula Óssea. A titular da pasta da Saúde do Estado faz um apelo a solidariedade de baianos e turistas. “Sangue é vida, é um ato de amor. Agradeço a tropa da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros que foram recentemente doar e hoje, em plena sexta-feira de Carnaval, encontrei dezenas de pessoas no Hemocentro Coordenador, que fica ao lado do HGE, também doando sangue. Porém, ainda precisamos de novos doadores, sobretudo, dos tipos sanguíneos A-, B+, O+ e O-“, ressalta Roberta Santana.

Em Salvador, nesta sexta-feira (17), o Hemocentro Coordenador receberá os doadores das 7h30 às 12h30 e o Hemóvel estará no Salvador Shopping, de 8h às 14h. No domingo (19), todas as unidades estarão fechadas. Na segunda e terça-feira, a sede da Hemoba atende das 7h30 às 17h e, o Hemóvel, de 8h às 17h, na Estação Rodoviária. Na Quarta-feira de Cinzas, o Hemocentro abre das 8h às 18h30; o Hemóvel funciona, de 13h às 18h, no Salvador Shopping, e as outras unidades funcionarão normalmente, exceto a do Hospital Santo Antônio (OSID). No interior do estado, todas as unidades estarão fechadas no sábado e domingo de Carnaval, dias 18 e 19/02. Para conferir o horário de atendimento no interior do estado durante o período carnavalesco, acesse o site da Hemoba.