Foto: Divulgação/Embasa

A Embasa finaliza, nesta semana, os serviços de adequação da infraestrutura das redes de água e esgoto para atender os circuitos do Carnaval de Salvador. As ligações provisórias de abastecimento de água são realizadas à medida que é concluída a montagem dos camarotes, módulos e containers sanitários. Neste ano, foram realizadas, ao todo, 150 ligações provisórias de água para atender a estrutura montada para os dias de festa, além de duas ligações de alta pressão para a lavagem de ruas.

Além de camarotes particulares, a empresa vai atender 37 postos da Polícia Civil, 30 postos da Polícia Militar, nove postos do Corpo de Bombeiros e três postos da Guarda Municipal; dois postos da Secretaria Estadual de Saúde e 12 da Secretaria Municipal da Saúde; 22 containers sanitários da Limpurb; 11 postos da Empresa Salvador Turismo (Saltur); e mais 11 postos distribuídos entre outras secretarias municipais.

Link Personalizado

📱💻Clique aqui e acesse o ba.gov.br. Informações do estado e diversos serviços, tudo em um só lugar.

A Embasa também realizou pesquisa preventiva de possíveis vazamentos não visíveis na rede distribuidora de água ao longo dos circuitos e adjacências, em um trecho de mais de 20 quilômetros, visando diminuir os riscos de possíveis intercorrências no abastecimento durante a folia. Além disso, também foi feita a lavagem da rede coletora de esgotos em cerca de 12 quilômetros e executados mais de mil serviços de revisão de toda a estrutura de equipamentos das duas redes, o que inclui manutenções em caixas de inspeção e poços de visita da rede coletora e substituição de tampas de hidrômetro da rede de água, por exemplo.

A descarga das instalações sanitárias dos trios elétricos será realizada em 13 poços de visita da rede de esgoto ao longo dos circuitos, determinados a partir da localização dos postos da Vigilância Sanitária, cujos agentes acompanham o descarte. Nos poços de visita, são previamente instalados cestos coletores para evitar obstruções na rede de esgoto, já que é comum o descarte indevido de resíduos sólidos nos sanitários dos trios elétricos.

Ao todo, foram envolvidos 34 colaboradores durante a operação de preparação da estrutura de água e esgoto nos três circuitos oficiais da festa. Já durante os dias da folia momesca, mais de 70 colaboradores da Embasa trabalharão em regime de plantão, incluindo responsáveis técnicos, equipes de manutenção, operadores de carro-pipa, retroescavadeiras e caçambas, dentre outros.

Fonte: Ascom/Embasa