Fotos: Holanda Cavalvanti / Ascom Sedur

O Conselho Estadual das Cidades (ConCidades) realizou, nesta sexta-feira (31), a reunião do pleno com conselheiros de toda a Bahia. Foi a primeira reunião do conselho em 2023. Os encontros acontecem trimestralmente. Na abertura do encontro, a secretária estadual de Desenvolvimento Urbano da Bahia e presidente do ConCidades, Jusmari Oliveira, reafirmou a importância do fórum para o planejamento e execução das políticas públicas de desenvolvimento urbano.

Link Personalizado

📱💻Clique aqui e acesse o ba.gov.br. Informações do estado e diversos serviços, tudo em um só lugar.

“Tivemos uma situação de difícil diálogo nos últimos quatro anos, mas agora temos a retomada do diálogo, do planejamento e do pensar juntos às políticas públicas da Bahia para as nossas cidades. Estamos juntos nesse desafio e vamos promover ainda mais o debate de ideias”, comentou a titular do Desenvolvimento Urbano na abertura do encontro. Jusmari reforçou ainda a importância da transversalidade das ações, tanto do conselho como da própria Sedur-BA. 

Durante a manhã, os conselheiros assistiram à palestra da conselheira e assessora técnica da Secretaria de Planejamento da Bahia, Patrícia Chame Dias, que trouxe a discussão sobre o PPA 2024-2027. A técnica da Seplan explicou sobre a participação dos conselhos e as contribuições que deverão ser encaminhadas ao PPA. No turno da tarde, os conselheiros deliberaram sobre os temas debatidos na reunião desta quinta-feira (30), nas câmaras técnicas. 

Para a conselheira Marli Carrara, do União Nacional Por Moradia Popular – Bahia, a retomada do diálogo com o Governo Federal e das políticas públicas federais é promissora. “Essa primeira reunião de 2023 traz muita alegria. Alegria de quem colhe os frutos dos últimos anos de resistência. Esse ano estamos animados com a perspectiva da conferência nacional, vamos realizar a nossa conferência estadual. Animados também com a retomada do MCMC e das obras que estavam paradas na Bahia”, afirmou. 

“Nos reunimos hoje na primeira plenária de 2023. Discutindo as questões do calendário do ano, novo calendário para as conferências e discutimos também as novas políticas do governo federal, que vive um novo momento. Temos um ano de desafios pela frente, mas com perspectivas muito boas”, afirmou a secretária executiva do ConCidades, Micau Barreto.

Fonte: Ascom/Sedur