Foto: Mateus Pereira/GOVBA

Integrantes do Conselho Estadual de Comunicação Social se reuniram, na manhã nesta quinta-feira (13), na Secretária de Comunicação Social do Estado (Secom), no Centro Administrativo da Bahia (CAB), em Salvador, para discutir metas e indicadores do Plano Estadual de Comunicação Social, deliberar as eleições do Conselho, dentre outras prioridades das políticas públicas do setor. As reuniões são realizadas trimestralmente e esta edição marcou a retomada do modo presencial das atividades.

“A reunião de hoje foi de grande importância, porque dá o pontapé para que a gente possa organizar, em todo o estado, as plenárias da Conferência Estadual de Comunicação, a ser realizada em 2024. Então, já deliberamos as regiões que serão contempladas, vamos formar grupo de trabalho, discutir as temáticas dessas reuniões e mensurar o número de participantes. Foi um encontro proveitoso”, avaliou o diretor de comunicação do Sindicato dos Bancários da Bahia, Adelmo Andrade.

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Dentre as demais deliberações, foi votado pela maioria dos presentes que as próximas eleições do Conselho, que seriam realizadas em outubro de 2023, serão transferidas para o próximo ano. A decisão ainda será aprovada. “A comunicação é tão importante quanto saúde e alimentação, e a gente discutir aqui, fazer uma avaliação desse espaço é sempre positivo. A gente tem feito reuniões virtuais, mas presencialmente é bem melhor, porque a gente realmente sente a importância de manter o Conselho em atividade”, declarou a diretora da TV Kirimurê, Dina Lopes.

O Conselho de Comunicação Social do Estado foi regulamentado em maio de 2011 e teve o regimento interno aprovado em março de 2012. A Bahia é pioneira na criação do órgão, previsto na Constituição Federal de 1988, e também nas constituições estaduais. De caráter consultivo e deliberativo, o Conselho é composto por 27 membros, sendo sete do poder público e 20 da sociedade civil.

Entre as funções do órgão, estão a proposição de medidas para o aperfeiçoamento da Política Estadual de Comunicação Social, a atuação em defesa dos direitos da sociedade baiana ligados ao segmento e a articulação de ações para que a distribuição das verbas publicitárias do Estado seja baseada em critérios técnicos de audiência e garanta a diversidade e pluralidade.

Repórter: Lina Magalí

Fotos: Mateus Pereira/GOVBA