Foto: Camila Souza/GOVBA

Em comemoração ao bicentenário da independência do Brasil na Bahia, a Fundação Pedro Calmon (FPC), unidade da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia, realiza a exposição fotográfica ‘Olhares no 2 de Julho’, que estará aberta a visitação a partir desta sexta-feira (30). Uma curadoria feita no acervo de fotografias da Secretaria de Comunicação por Manu Dias, Matheus Landim e Renan Calixto, as imagens selecionadas retratam os olhares nos desfiles do 2 de julho nos últimos anos, registrados por oito fotógrafos que estiveram na cobertura da festa a serviço da secretaria.

Essas fotografias remontam os desfiles e as personalidades da festa que é realizada anualmente e que em 2023 celebra o Bicentenário do Brasil na Bahia. Com isso a Biblioteca Central do Estado da Bahia se veste com as cores e as imagens dos festejos dessa data magna que é o 2 de julho, em forma de celebração. A exposição conta com as fotos de Adenilson Nunes, Amanda Oliveira, Camila Souza, Carol Garcia, Elói Corrêa, Joá Souza, Manu Dias e Raul Golinelli.

Nesta ação, objetiva-se a promoção e reflexão sobre a relação de pertencimento que todos os baianos têm sobre Independência do Brasil na Bahia. E como essa simbologia contribui para a preservação da história e da memória sobre fatos importantes que aqui ocorreram e precisam ser sempre exaltados.

Fonte: Fundação Pedro Calmon