Foto: Feijão Almeida/GOVBA

O seminário ‘Os desafios da comunicação numa era de desinformação e ataques à democracia’, que acontece em Salvador, contou com a participação de integrantes do projeto Jovens Comunicadores do Semiárido. Na abertura do evento, na noite dessa quinta-feira (1º), participantes da iniciativa levaram para o público relatos sobre a experiência que viveram durante a execução do projeto e resultados do conjunto de atividades, que abriram novas perspectivas pessoais e profissionais em suas vidas.

“Sou a primeira da minha família a entrar na universidade, graças ao projeto Jovens Comunicadores, que me formou e me ensinou, inclusive, sobre o combate à desinformação”, disse a jovem comunicadora Roseane Pereira, que é da comunidade de Salitre, na zona rural de Juazeiro, no norte da Bahia, e foi uma das participantes do ciclo de atividades e formações do Jovens Comunicadores do Semiárido. Roseane, que atualmente é estudante de Jornalismo, emocionou o público ao contar sobre sua experiência e como o projeto transformou sua vida e da família.

Link Personalizado

Ao jovem comunicador e artista Teones Suzano, da comunidade de Retiro, em Uauá, coube encerrar o primeiro dia do evento recitando um cordel sobre a importância da comunicação no ambiente de desinformação. “Circulando a todo momento, vejo um ciclo de desinformação. A quem não busca informação, isso passa como uma verdade e se espalha com veracidade trazendo uma grande confusão”, dizia parte do texto recitado por Teones.

O Jovens Comunicadores é uma ação de formação, empoderamento e geração de renda do projeto do Governo do Estado, Pró-Semiárido, executado pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), empresa pública vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), com cofinanciamento do Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA), a partir da formação e da troca de experiências com outras instituições que atuam na área de educomunicação.