Foto: Victor Maciel/Ascom Seades

A titular da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social da Bahia (Seades), Fabya Reis, participou, nesta terça-feira (1), da reunião do Fórum Nacional de Secretários/as de Estado da Assistência Social (Fonseas). O encontro aconteceu em Brasília (DF) e congregou secretárias e secretários da pasta de diversos estados brasileiros.

O encontro, conduzido pela presidenta do Fonseas, Cyntia Grillo, debateu pautas importantes do âmbito da proteção social, como o relato dos Encontros Regionais de Assistência Social dos estados, custeio da participação da sociedade civil na 13ª Conferência Nacional de Assistência Social e Política Nacional para a População em Situação de Rua.

Link Personalizado

“O nosso encontro nacional vai, sem dúvidas, captar as demandas regionais e trará um produto para subsidiar os estados brasileiros no que diz respeito à assistência. Nós lutamos muito para que a Conferência Nacional acontecesse e a participação da sociedade civil e dos usuários nesse processo é muito importante”, declarou a presidenta Cyntia Grillo.

Durante discussão das políticas públicas voltadas para pessoas em situação de rua, a secretária Fabya Reis destacou a atuação do Programa Corra pro Abraço na Bahia como um importante instrumento na atenção e cuidado às pessoas em condição de vulnerabilidade.

“O Corra intersecciona com a Assistência Social. O programa é composto por equipes multidisciplinares que prestam uma série de serviços para a população em situação de rua. A metodologia se mostrou bastante eficaz porque trabalha com os processos de acompanhamento direto dessas famílias em situação de violação dos direitos humanos”, explicou a secretária.

Ainda na oportunidade, o estado do Paraná apresentou aos demais presentes, o “Programa Nossa Gente”, iniciativa desenvolvida na localidade para levar ações de saúde, educação, habitação, geração de renda, apoio à agricultura familiar, com o objetivo de alavancar a superação de famílias vulneráveis.

Na reunião do Fonseas, a Bahia também foi representada pela superintendente de Assistência Social, Leisa Sousa, além da assessora técnica da área, Aline Araújo.

O Fórum Nacional de Secretários/as de Estado da Assistência Social é uma instância de articulação política das secretarias estaduais de Assistência Social. Foi criado para discutir, negociar e pactuar sobre as ações da assistência social, avançar e acelerar o processo descentralizado e participativo, assim como consolidar a articulação entre as secretarias para melhorar a cobertura e a eficiência das ações, evitando a fragmentação e a dispersão de recursos.

Fonte: Ascom/Seades