Bahia avança com Conferências de Segurança Alimentar e Nutricional
Foto: Divulgaçção/Seades

As Conferências de Segurança Alimentar e Nutricional seguem mobilizando diversos segmentos da sociedade civil e do poder público na Bahia. Nesta segunda (28) e terça (29) os debates acontecem agregando os territórios do Extremo-Sul e Costa do Descobrimento, Bacia do Rio Grande, Itaparica e Semiárido, Médio Rio de Contas, Portal do Sertão e Bacia do Jacuípe.

Com o tema ‘Superação da fome e construção da soberania alimentar com direitos e participação social’, as discussões antecedem a 6ª Conferência Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional, que acontece em Salvador entre 17 e 19 de outubro.

Link Personalizado

A titular da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social (Seades), Fabya Reis, destaca a importância das conferências para a construção de políticas públicas. “Este é um rico debate que reúne a grande diversidade de segmentos, incluindo os conselhos, os povos e comunidades tradicionais, movimentos sociais e poderes públicos”, pontuou a gestora nesta segunda-feira (28), no município de Prado.

Para a secretária, trata-se do estabelecimento de prioridades que tem, dentre os principais desafios, a superação da fome e a redução das desigualdades. “A gente caminha para preparar o grande momento pujante que é a etapa estadual. Seremos, ao todo, 800 delegados e delegadas para uma conferência forte, porque a Bahia quer chegar nas discussões nacionais com grandes contribuições”, disse.

O representante do Consea-BA, Hervison Pereira, reforçou que a missão central deste processo conferencial. “Vamos levantar os desafios que impedem a superação da fome e apontar, então, caminhos para que a gente possa avançar na construção de políticas estruturantes e construir estratégias de garantia da participação social. Sem a sociedade organizada e debatendo esses temas, a gente dificilmente vai conseguir construir algo que contemple as necessidades do nosso povo”, ressaltou.

Fonte: Ascom/Seades