Bahia recebe mais de 1.300 profissionais da assistência social de nove estados nordestinos em encontro até quarta (16)
Foto: Ascom/Seades

Mais de 1.300 gestores e trabalhadores da assistência social da Bahia e dos outros oito estados nordestinos se reuniram, na noite desta segunda-feira (14), em Salvador, para a conferência de abertura do 23º Encontro Regional do Colegiado Nacional de Gestoras/es Municipais de Assistência Social (Congemas), na região Nordeste. A abertura do encontro contou com apresentações especiais da Orquestra Neojiba, formada por crianças e jovens, e das Ganhadeiras de Itapuã, tradicional grupo cultural da capital baiana.

Com conferência de Frei Betto, a cerimônia contou também com a participação do Vice-governador da Bahia, Geraldo Júnior, do Secretário Nacional de Assistência Social, André Quintão, da secretária de Assistência e Desenvolvimento Social da Bahia, Fabya Reis, do Presidente do Congemas, Elias Oliveira, da presidenta do Coegemas-BA, Ediana Dourado, da vice-prefeita de Salvador, Ana Paula Matos, entre outras autoridades, além de presidentes de Coegemas dos nove estados nordestinos. O encontro conta com apoio do Governo da Bahia, por meio da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social da Bahia (Seades).

Link Personalizado

O vice-governador da Bahia, Geraldo Júnior, reafirmou a importância do SUAS para a Bahia e para os brasileiros. “Os trabalhadores na ponta fazem o SUAS acontecer. Hoje temos 33 milhões de brasileiros no mapa da fome e nós estamos trabalhando para reduzir esse número a zero. Quem tem fome não pode esperar. Queremos políticas públicas para transformar a vida das pessoas. É por isso que estamos juntos aqui para valorizar e fortalecer o SUAS”, afirmou.

“Os estados do Nordeste estão de pé e vão continuar lutando por SUAS fortalecido e famílias protegidas. O SUAS retorna ainda mais fortalecido e comprometido com a justiça social e a proteção a todos os brasileiros. Aqui na Bahia, estamos trabalhando, sob a liderança do nosso governador Jerônimo Rodrigues, para continuar ampliando o cofinanciamento e a oferta de serviços à população que mais precisa”, pontuou a secretária Fabya Reis.

“Hoje são outros tempos. Estamos aqui mais uma vez para dizer como vamos contribuir para a reconstrução do Sistema Único de Assistência Social (SUAS). Vamos propor, inovar e pensar um sistema que atenda a todos. Por isso esse encontro foi preparado com tanto cuidado. Temos desafios enormes que vão requerer, de todos nós, um grande esforço de todos os entes federativos. Vamos mudar a realidade desse país e mostrar que é possível construir um país com proteção social e direitos consolidados”, pontuou Elias Oliveira, presidente do Congemas.

A presidente do Coegemas-BA, Ediana Dourado, falou sobre o orgulho da Bahia em acolher o primeiro encontro depois das mudanças do Governo Federal.

“Uma alegria muito grande receber o Nordeste na nossa Bahia. Ressalto a importância da retomada da assistência social pelo Governo Federal, que agora é um parceiro dos estados, municípios e trabalhadores do SUAS. Nós estamos aqui para defender a política de assistência social, que é uma garantia constitucional. Acreditamos que o SUAS é feito pela luta coletiva de gestores, técnicos, usuários e trabalhadores, o que torna esse sistema ainda mais importante para toda a população nordestina e brasileira”, disse a gestora municipal.

Durante a conferência de abertura, Frei Betto discursou sobre justiça social e formação política para emancipação da população. A palestra foi acompanhada atentamente pelos participantes. Até quarta-feira (16), o 23º Encontro Regional Congemas – Nordeste conta com uma extensa programação.

Fonte: Ascom/Seades