Bahia marca presença no Fonseas Nordeste em Fortaleza
Foto: Victor Maciel/GovBA

Membros do Fórum Nacional de Secretário(a)s de Estado da Assistência Social (Fonseas) abriram nesta segunda-feira (4), em Fortaleza (CE), o Encontro Regional Nordeste. A Bahia, através da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social (Seades) marca presença no evento.

Estão sendo debatidos temas pertinentes ao fortalecimento do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), os avanços, demandas, metas e prioridades da política de proteção social nos estados nordestinos. A mobilização é uma etapa preparatória para o Encontro Nacional Fonseas, a ser realizado em 23 e 24 de novembro no estado do Rio Grande do Sul.

Link Personalizado

“Mais uma oportunidade para debatermos sobre pactuações federativas, aprimoramento do financiamento da Assistência Social, estratégias nacionais de integração de serviços. Aqui estão secretárias e secretários do Nordeste fortalecendo essa discussão e a Bahia presente, trazendo sua experiência de execução das políticas no nosso estado”, declarou a secretária da Seades, Fabya Reis.

Neste primeiro dia de reunião foram abordados, por meio de painéis, os desafios centrais no financiamento da Política de Assistência Social pelos estados e o fortalecimento do pacto federativo, bem como as corresponsabilidades para o aprimoramento da Proteção Social Básica, da Proteção Social Especial e da Gestão do SUAS. Na ocasião foram tratadas, ainda, as diversidades e especificidades regionais a serem consideradas no contexto das políticas.

“A Assistência Social é um direito fundamental para a população, um dever do Estado e, acima de tudo, uma política pública que deve ser garantida para a sociedade. Estes encontros nos mostram o quanto é importante olhar a assistência de forma territorializada, de modo que os estados são distintos, com suas especificidades, mas muito próximos também. O Nordeste é um parceiro do Brasil e ensina muito para todos nós”, destacou a presidenta do Fonseas, Cyntia Grillo.

Os encontros regionais fortalecem o Fonseas como instância política e representativa dos governos estaduais e do Distrito Federal no âmbito do Sistema Único de Assistência Social, favorecendo a interlocução entre as equipes técnicas e gestores(as), a integração de ações e a disseminação de inovações na esfera estadual.

“Nosso Brasil precisa de homens e mulheres que tenham compromisso com essa pauta, e a luta é de todos nós. Sabemos o quanto é desafiador e precisamos estar juntos aos municípios. Esse é um momento importante nessa discussão dos desafios da região Nordeste. É uma honra receber todos vocês para aprofundarmos nessas pautas tão importantes”, afirmou a secretária da Proteção Social do Ceará, Onélia Santana.

Da Bahia também estiveram presentes o diretor do Fundo Estadual de Assistência Social (FEAS), Lucas Duarte, o coordenador do CadÚnico e do Bolsa Família, Jaimilton Fernandes, assessora técnica, Aline Araújo, e a técnica da vigilância socioassistencial, Ludimila Matos. A Reunião Regional Nordeste terá continuidade na capital cearense na terça-feira (5).

Fonte: Ascom/Seades