Comitiva Institucional do Governo da Bahia participa de reunião com o bispo de Juazeiro
Foto: Ascom/CBPM

Uma equipe da Companhia Baiana de Pesquisa Mineral (CBPM) esteve em Juazeiro-BA, entre os dias 19 e 22 de outubro, com o objetivo de cumprir uma missão atribuída pelo governador Jerônimo Rodrigues. Trata-se da Comitiva Institucional do Governo da Bahia, que ouviu a população, durante uma reunião que contou com a participação do bispo da Diocese de Juazeiro, dom Beto.

As necessidades locais, que envolvem a atividade da mineração, estiveram em pauta e foram apontadas soluções para os problemas sinalizados pela comunidade regional, buscando respeitar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e as práticas ESG (sigla para a expressão, em inglês, Environmental, Social and Governance, que se traduz como ASG: Ambiental, Social e Governança), para continuar levando riqueza para o povo baiano, com segurança ambiental. Estiveram, representando a CBPM, em Juazeiro: a gerente de Responsabilidade Social, Nairobi Aguiar, e o assessor de Responsabilidade Social, Ednaldo Moreira.

Link Personalizado

A comitiva do governo estadual foi composta por representantes da CBPM e das secretarias de Relações Institucionais (Serin); de Justiça e Direitos Humanos (SJDH); de Ação Social e Desenvolvimento Social (Seades); e de Promoção e Igualdade Racial (Sepromi). A reunião contou, ainda, com a presença do bispo da Diocese de Juazeiro e de agentes da Comissão Pastoral da Terra (CPT) e do Conselho Pastoral dos Pescadores; integrantes do Serviço de Assessoria a Organizações Populares Rurais (Sasop); do Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada (Irpaa); do Sindicato de Trabalhadores (as) Rurais de Remanso; assim como de integrantes de organizações de fundo pastoral e docentes de universidades. Oficiais da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros também estiveram presentes, assim como trabalhadores rurais dos municípios de Campo Alegre de Lourdes, Casa Nova, Pilão Arcado, Juazeiro, Remanso e Sento Sé – no norte da Bahia.

Uma primeira reunião aconteceu em Juazeiro, no último dia 25 de setembro. Envolveu dom Beto, o presidente da CBPM, Henrique Carballal, o diretor administrativo e financeiro da CBPM, Inácio Mattos, o assessor administrativo e financeiro da CBPM, Tiago Vasconcelos e o ex-prefeito de Juazeiro, Paulo Bomfim.

Fonte: Ascom/CBPM