Juventude Baiana em Pauta: 4ª Conferência Nacional de Políticas de Juventude é realizada em Salvador entre 13 e 15 de novembro
Nivaldo Millet - Foto: Feijão Almeida/GOVBA

De 13 a 15 de novembro, a juventude da Bahia terá um espaço para discutir seus direitos e anseios na etapa estadual da 4ª Conferência Nacional de Políticas de Juventude, que acontecerá no Hotel Fiesta, em Salvador. Este evento é crucial para a elaboração do novo Plano Estadual, que orientará a formulação de políticas públicas voltadas para esse segmento.

Nivaldo Millet, coordenador-geral de Políticas de Juventude (Cojuve), destaca que o evento representa uma oportunidade única para os jovens baianos expressarem suas preocupações e ideias, bem como para autoridades e líderes comunitários ouvirem atentamente as demandas da juventude: “essa conferência é um espaço onde a juventude baiana pode ser ouvida e participar ativamente na definição de políticas que atendam às suas necessidades e aspirações. Estamos ansiosos para ouvir suas vozes e contribuições significativas. A Bahia terá a maior delegação entre todos os estados, com mais de 500 delegados para garantir essa escuta”.

Link Personalizado

Nos últimos meses, foram realizadas conferências municipais que desempenharam um papel fundamental na preparação do evento estadual. De acordo com Millet, os encontros aconteceram em 40 municípios da Bahia e envolveram cerca de sete mil pessoas, incluindo jovens, líderes comunitários e representantes da sociedade civil: “as discussões nessas conferências abrangeram uma ampla gama de tópicos, incluindo educação, racismo, segurança pública, trabalho, saúde, cultura, meio ambiente, segurança pública e participação social. As informações e propostas geradas nesses encontros servirão como base para as discussões na etapa estadual, ajudando a moldar o Plano Estadual de Políticas Públicas de Juventude”.

O objetivo central da 4ª Conferência Estadual é aprofundar o debate em torno dos 12 eixos do Estatuto da Juventude, uma legislação que completou uma década de existência em 2023 e é um marco na garantia dos direitos dos jovens brasileiros. O evento contará com a leitura do regimento e discussões profundas sobre esses eixos, em que os participantes terão a oportunidade de compartilhar suas perspectivas, experiências e propostas. O objetivo é criar um ambiente onde os jovens possam expressar suas preocupações e contribuir para a elaboração de políticas que atendam às suas necessidades e aspirações.

Após a etapa estadual, a Conferência Nacional de Juventude está marcada para ocorrer entre os dias 14 e 17 de dezembro, em Brasília. A etapa nacional consolidará as contribuições de todas as conferências estaduais, incluindo a da Bahia, em direção à formulação de políticas públicas nacionais que impactarão a vida dos jovens em todo o país.

A realização da 4ª Conferência Nacional de Políticas de Juventude é uma oportunidade única para a juventude baiana ter sua voz ouvida e influenciar as políticas que moldarão seu futuro. Assim, torna-se um marco na busca pela garantia dos direitos e pela promoção do bem-estar dessa parcela tão importante da sociedade.

Repórter: Tácio Santos/GOVBA