Em Valença, Sema e Inema realizam operação municipalizada com foco na APA de Guaibim
Foto: Divulgação

A Secretaria do Meio Ambiente (Sema) e o Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) realizaram, entre os dias 6 e 11 de novembro, a Operação de Fiscalização Municipalizada, com o objetivo de prevenir e combater crimes ambientais na região da Área de Proteção Ambiental (APA) de Guaibim, em Valença. A ação contou com o apoio da Polícia Militar, da Companhia Independente de Polícia Ambiental (Cippa Sul) e da Secretaria de Meio Ambiente do município.

Durante a operação, as equipes vistoriaram mais de 39 pontos mapeados por meio de denúncias. Destes, 11 estão em processo de desdobramentos de notificações e autos de infração. Também foram resgatados 20 pássaros silvestres da fauna brasileira, espécies de ocorrência no bioma Mata Atlântica.

Link Personalizado

Foto: Divulgação

“O objetivo da operação foi abordar questões ambientais em colaboração com a prefeitura e a população local, que encaminharam denúncias para a Diretoria de Fiscalização Ambiental do instituto, durante a primeira etapa da operação, quando elaboramos uma matriz de demandas para uma atuação alinhada e eficiente”, explicou a coordenadora de fiscalização em campo, Fabíola Cotrim.

Ao todo, 16 servidores percorreram áreas entre a foz do Rio Jequiriça e o canal de Taperoá, na região costeira do município de Valença, onde está localização a Unidade de Conservação. A equipe urbana inspecionou assuntos relacionados ao saneamento básico, enquanto, na zona rural, foram fiscalizadas áreas de supressão de vegetação/desmatamento, construções ilegais em Áreas de Proteção Permanente (APP), aterramento de manguezais e restingas, além de loteamentos sem licenciamento ambiental e apreensão de animais silvestres em cativeiro.

Fonte: Ascom/Inema