Workshop aborda novo paradigma de liderança com enfoque em tecnologia e humanidade na Seplan
Foto: Divulgação

A Secretaria do Planejamento da Bahia (Seplan-BA) realizou, nos dias 24 e 27 de novembro, o I Encontro de Líderes da Seplan, com um workshop que ficou marcado pela reflexão sobre a importância de desenvolver um novo modelo de liderança capaz de explorar as tecnologias exponenciais e valorizar as relações humanas. O consultor em ciência de dados, Frederico Soares, com vasta experiência na área pública, apresentou o conceito dessa nova liderança e alguns pilares essenciais presentes no seu perfil, além de provocar os gestores a buscar o engajamento das suas equipes de trabalho.

Na primeira parte do encontro, o foco da capacitação foi direcionado para as possibilidades trazidas pelas tecnologias exponenciais disponíveis em um mundo cada vez mais hiperconectado. Nesse contexto, segundo Soares, alguns pilares devem nortear a atuação dos líderes, entre eles: ser futurista, o que demanda a capacidade de antecipar as mudanças, e inovador, com o intuito de se manter relevante em um cenário dinâmico. Já a ênfase na liderança tecnológica ressalta a necessidade de incorporar o uso das tecnologias emergentes, a exemplo da IA – Inteligência Artificial.

Link Personalizado

📱💻Clique aqui e acesse o ba.gov.br. Informações do estado e diversos serviços, tudo em um só lugar.

Foto: Divulgação

Durante o segundo dia da atividade de capacitação, o palestrante sublinhou que, no centro desse novo paradigma da tecnologia, que é cercado por dilemas éticos, está a liderança humanizada. Para o consultor, que possui formação na área da tecnologia da informação, a liderança humanizada é aquela que constrói relacionamentos mais empáticos e valoriza o bem-estar entre seus colaboradores, além de promover a qualidade de vida e um ambiente de trabalho saudável.

“O nosso principal desafio em um cenário onde a transformação digital é irreversível é ter o cuidado necessário para que as organizações autônomas não percam o sentimento presente nas relações humanas, se transformando em apenas um conjunto de dados, coisas e cargos.”

Frederico Soares, consultor em ciência de dados

O workshop organizado pela Assessoria de Planejamento e Gestão (APG) da Seplan teve como objetivo provocar uma reflexão entre as lideranças, ao estabelecer a relação das tecnologias com o elemento humano, como sinaliza o assessor Valnei Almeida. “Mesmo com todas as tecnologias disponíveis que podem nos apoiar no processo de tomada de decisão, aumentando a eficiência e a produtividade, o curso promovido pelo palestrante nos convida, enquanto líderes, a atentar sempre para o cuidado nas relações humanas”, destaca.

Fonte: Ascom/Seplan