Encontro Estadual de Juventude Rural acontece entre 13 e 15 de dezembro de 2023 em Salvador

A Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), em parceria com a Secretaria da Educação (SEC) e a Coordenação de Políticas para a Juventude (Cojuve), promove o Encontro Estadual de Juventude Rural entre os dias 13 e 15 de dezembro, na Arena Fonte Nova, em Salvador.

A iniciativa faz parte da programação da 14ª Feira Baiana de Agricultura Familiar e Economia Solidária e tem o objetivo de reunir jovens agricultores, estudantes e profissionais rurais de todo o Estado para promover a troca de conhecimentos, experiências e inovações, discutir desafios, oportunidades e questões pertinentes ao desenvolvimento sustentável, capacitação, empreendedorismo e participação ativa da juventude na construção de um futuro rural próspero e equitativo.

Link Personalizado

📱💻Clique aqui e acesse o ba.gov.br. Informações do estado e diversos serviços, tudo em um só lugar.

Segundo o secretário da SDR, Osni Cardoso, o intuito é discutir a sucessão rural. Nós precisamos criar um ambiente favorável, com oportunidade de trabalho e renda para o jovem do campo. “Pensando nisso, o evento busca inspirar os participantes a se tornarem agentes de transformação em suas regiões, fortalecendo a conexão entre a juventude e o campo. Serão 200 jovens representando os 27 territórios de identidade da Bahia”.

Visando reconhecer o esforço e dedicação dos jovens, mostrando exemplos concretos de como eles podem fazer a diferença nas comunidades rurais e incentivando outros a seguirem o mesmo caminho, dez deles serão escolhidos para uma exposição de tecnologias sociais e inovações científicas e tecnológicas para o desenvolvimento rural, podendo ser inclusos pesquisas e projetos criados pelos estudantes da rede pública estadual.

Inscrições

Cada um dos 27 territórios de Identidade, por meio da Câmara/Grupo de Trabalho de Juventude do Colegiado Territorial (Codeter), com apoio do Serviço Territorial de Apoio à Agricultura Familiar (SETAF), deverá escolher seis jovens, em conformidade com as regras estabelecidas pela Comissão Organizadora do Evento, composta pelo GT de juventude da SDR, representantes da Câmara Técnica de Juventude do Conselho Estadual de Juventude Rural e representantes da SEC e Cojuve.

Fonte: Ascom/SDR