Plástico biodegradável, material didático em Libras, acessibilidade em bibliotecas e regularização de imóvel no Univerciência

Neste sábado (04), às 13h30, o Univerciência mostra uma embalagem biodegradável feita a partir da casca de banana e uma pesquisa que busca acessibilidade nas bibliotecas de instituições de ensino superior. O programa também apresenta materiais didáticos bilíngues para estudantes surdos do curso de Química e um aplicativo que ajuda pessoas de baixa renda a regularizar seu imóvel. O Univerciência é exibido sempre aos sábados, às 13h30, com horário alternativo às quartas-feiras, às 19h.

A sustentabilidade tem sido uma preocupação crescente no planeta. Pensando em uma alternativa para substituir o plástico tradicional, pesquisadores do Instituto Federal do Maranhão (IFMA), cidade de Imperatriz, desenvolveram um filme biodegradável à base da fibra da casca da banana e solução de galactomanana. Essa inovação permite que no futuro tenhamos alternativas naturais para produtos feitos de matéria prima fóssil.  

Link Personalizado

📱💻Clique aqui e acesse o ba.gov.br. Informações do estado e diversos serviços, tudo em um só lugar.

Uma cartilha produzida para que estudantes surdos pudessem aprender Química foi desenvolvida pelo Instituto Federal Baiano (IFBA), campus de Guanambi. O projeto visa garantir materiais didáticos acessíveis na Língua Brasileira de Sinais para aqueles que possuem perda total da audição. A iniciativa ajudou a facilitar a compreensão de termos técnicos pelos estudantes com deficiência, além de auxiliar o intérprete a transmitir o conhecimento de forma clara.  

Pesquisadores da Universidade Federal do Ceará (UFC) realizaram um levantamento para saber como a acessibilidade estava presente em bibliotecas da instituição. Para além de rampas e pisos táteis, foi observado de que forma os recursos de informação, como livros e vídeos, alcança, principalmente, as pessoas com deficiência visual. O estudo ajudou a desenvolver uma política de acessibilidade e inclusão democrática nas bibliotecas da universidade.

Estudantes da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), em parceria com o programa ‘Moradia Legal’ do Tribunal de Justiça do Estado, desenvolveram um aplicativo que ajuda a população de baixa renda a regularizar seu imóvel. O software acelerou e facilitou a entrega de títulos de propriedade a famílias carentes. 

O Univerciência é o primeiro programa brasileiro de TV e internet dedicado à popularização da ciência produzida no nordeste brasileiro. Criado em 2020 pela TV UESB (Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia), hoje, conta com a parceria da TVE Bahia e cerca de 50 instituições públicas de ensino superior de toda a região. O programa é produzido a partir de conteúdos colaborativos, que tem o objetivo de divulgar as pesquisas científicas que acontecem nas instituições públicas de ensino superior do nordeste brasileiro. 

Fonte: Ascom/Irdeb