Secti abre Edital para concessão de lotes públicos do Parque Tecnológico da Bahia
Foto: Gabriel Pinheiro

O Parque Tecnológico da Bahia desempenha um papel crucial ao criar um ambiente favorável para a ciência, a tecnologia e a inovação (CT&I). O Complexo impulsiona a economia local, atrai investimentos e promove colaborações entre empresas e instituições. Para desenvolver ainda mais essas áreas, o Governo do Estado, através da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), lançou nesta quinta-feira (23), o edital para a concessão gratuita de direito real de uso de lotes públicos no Parque Tecnológico, destinados a empresas e entidades de base tecnológica, com o propósito de fomentar atividades de pesquisa, desenvolvimento e inovação (PD&I) na região.

O prazo da concessão é limitado a 20 anos, prorrogáveis por até igual período. O processo será regido no modelo de concorrência. As instituições interessadas deverão apresentar seus projetos, os quais serão apreciados por uma comissão avaliadora. Os lotes têm dimensões que variam de aproximadamente 1.000 m2 a 6.000 m2 e podem ser pleiteados isoladamente ou em forma de consórcio, oferecendo flexibilidade para projetos de diferentes tamanhos e necessidades.

Link Personalizado

📱💻Clique aqui e acesse o ba.gov.br. Informações do estado e diversos serviços, tudo em um só lugar.

O secretário da Secti, André Joazeiro, destaca a relevância da Chamada para os negócios que atuam na área de CT&I. “Estamos disponibilizando lotes públicos para empresas interessadas em construir prédios e conduzir pesquisas no Parque Tecnológico da Bahia. Esse Edital amplia a oferta de espaço para empresas e possibilita que elas possam ter uma estrutura fixa dentro do Parque Tecnológico. Qualquer empresa envolvida em pesquisa científica, inovação e desenvolvimento tecnológico pode submeter seu projeto e solicitar um lote”.

De acordo com Marcos Costa, diretor Administrativo Financeiro da Associação das Empresas do Parque Tecnológico da Bahia (AEPTEC), responsável pela gestão do Parque Tecnológico, a abertura do edital marca o início de uma nova fase para o Complexo. “É o momento de ‘virada de chave’ do Parque. Grandes investimentos estão sendo realizados, investimentos em requalificação estão em fase de execução e novos equipamentos estão em fase de projeto. O lançamento desse edital deve criar a dinâmica necessária para a prevista e pretendida alavancagem do Complexo”, afirma.

O lançamento da ação teve a presença de Rafael Guedes, diretor Executivo da AEPTEC, e Marcus Dratovsky, presidente do Conselho de Administração da AEPTEC. O Edital completo está disponível para acesso no site secti.ba.gov.br.

Fonte: Ascom/Secti