Com 30 milhões de refeições ao mês, Programa de Alimentação Escolar garante a segurança nutricional dos estudantes da rede estadual
Imagem ilustrativa. Foto: Rafael Martins/GOVBA

Com apoio do Programa Bahia Sem Fome, o município de Dom Basílio, que tem 12 mil habitantes e está localizado a 577 quilômetros de Salvador, inaugurou nesta terça-feira (19) o Restaurante Popular Municipal e distribuiu títulos de terra para centenas de agricultores. O objetivo do restaurante é promover uma alimentação saudável e nutricionalmente balanceada, a preços acessíveis, para as populações de baixa renda, conforme orientações do Manual do Restaurante Popular, criado em 2004.

O coordenador do Programa Bahia Sem Fome, Tiago Pereira, que oficializou a doação de 300 cestas básicas para seis associações que fazem parte do Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional, lembrou que o Governo do Estado não tem medido esforços para construir uma Bahia forte, cuidando de quem mais precisa. “O governador já visitou 150 municípios, construindo com cada prefeito, independentemente de coloração partidária, uma grande aliança para superação da fome”, disse Tiago, frisando que a fome tem atingido principalmente a população negra, as mães solos, a mulher do campo. “Nos últimos seis anos, devido à falta de sensibilidade do governo federal anterior, tentaram tirar todos os recursos da assistência social e da educação, e fecharam vários restaurantes populares. Mas nós tivemos discernimento, principalmente no Nordeste, escolhendo o melhor caminho para o desenvolvimento social de nosso país”, lembrou Tiago.

“Vamos devolver às populações em situação de vulnerabilidade o direito de se alimentar com dignidade. Nós tivemos um governo federal, nos últimos anos, que tinha ideia de acabar com a população pobre, não queriam que o povo tivesse acesso à educação, à saúde, muito menos o direito de se alimentar. Agora contamos com apoio do governo estadual e federal”, destacou o prefeito Roberval Meira, informando que serão distribuídas 100 refeições diariamente ao preço de R$ 4,00 cada uma.

Segurança alimentar

De acordo com Evani Lima, secretária de Assistência Social do município, os restaurantes populares desenvolvem atividades de educação alimentar e estimulam os diversos setores da sociedade a combater a fome, adotando hábitos alimentares saudáveis. “A empresa que vai cuidar da alimentação, conforme exigências que indicamos no processo licitatório, deverá promover a alimentação adequada e saudável”, frisou a secretária, lembrando que isso ajuda a prevenir uma série de problemas relacionados à alimentação inadequada, como a desnutrição, obesidade ou diabetes.

Essa aliança para a superação da fome, disse ainda Tiago, é importante não somente por causa da assistência emergencial com a doação de cestas básicas ou pela transferência de renda. “Muito mais do que esse alimento que vai chegar ao povo a preços simbólicos, o povo de Dom Basílio quer dignidade e quer trabalho. O Governo do Estado, através do Bahia Sem Fome, abriu várias frentes de combate à fome, apoiando a agricultura familiar, ampliando o alcance do Bolsa Presença e, entre outras ações, apoiando a implantação de restaurantes populares”, enfatizou.

Ansiosa pela inauguração do restaurante, Donatila Rosa Pereira, 69 anos, disse que pretende almoçar no restaurante todos os dias, porque a comida será saudável e de qualidade. “Pena que não vai abrir aos sábados e domingos, pois é o dia que a gente mais gosta de comer fora”, afirmou.

Fonte: Ascom/BSF