Certificação marca conquistas de 500 jovens e adultos nos programas Trilha e Qualifica Bahia
Foto: Manu Dias/GOVBA

O acesso ao mercado de trabalho será facilitado para os baianos certificados pela Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte do Estado (Setre). A cerimônia que marcou a conclusão da formação de 500 jovens (entre 16 e 29 anos) e adultos, cursando ou egressos da rede pública escolar, socialmente vulneráveis, pelos programas Trilha e Qualifica Bahia, desenvolvidos e executados pela Setre, aconteceu nesta terça-feira (5), no Hotel Real Classic, no bairro da Pituba, em Salvador, e contou com a presença do governador da Bahia em exercício, Geraldo Júnior.

A solenidade certificou seis participantes dos programas de qualificação, que, simbolicamente, representaram os demais. O momento foi, ainda, uma oportunidade de celebração, não apenas para a conclusão dos cursos, mas, também, as perspectivas de emprego para o público beneficiário desses programas, que inclui vítimas de violência, população negra, pessoas com deficiência (PcD). Egressos e/ou pessoas que estejam cumprindo medidas socioeducativas, comunidade LGBTQIA+, mulheres chefas de famílias monoparentais e indígenas também integram o público dos programas.

Link Personalizado

O governador em exercício destacou que o evento é um fortalecimento das políticas públicas de inclusão e formação profissional. “O Governo do Estado é sensível para com as pessoas que estão na zona da vulnerabilidade social. Prova disso é a certificação de qualificação de jovens e adultos das diversas zonas periféricas da nossa cidade e estado, que têm a oportunidade de transformação social através dos programas Trilha e do Qualifica Bahia, que conta com o apoio do pacto federativo, por meio de ações transversais”, destacou Geraldo.

O Secretário do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte, Davidson Magalhães, ressaltou a importância do Qualifica Bahia e Programa Trilha enquanto cursos profissionalizantes para a população. Ele falou sobre os investimentos realizados e a relevância dos cursos de qualificação para o acesso ao mercado de trabalho. “Às vezes, abre vagas no mercado de trabalho e não se tem as pessoas qualificadas para preenchê-las. A qualificação profissional faz parte de um programa maior, abrangendo os 27 territórios e os 417 municípios”, destaca o gestor da pasta.

Foto: Manu Dias/GOVBA

Davidson lembrou, ainda, que o Qualifica Bahia e o Trilha, vão no sentido de qualificar as pessoas não só para o mercado de trabalho, mas, também, para o empreendedorismo: “essa é a forma de gerar emprego e renda, preparar a mão de obra e qualificá-la para que ela esteja apta a ingressar no mercado de trabalho”.

O investimento em educação e formação profissional revela-se como um pilar fundamental para o desenvolvimento social e econômico do estado. Durante a solenidade, participantes certificados, representando a diversidade presente nos programas compartilharam suas experiências e perspectivas para o futuro.

Foto: Manu Dias/GOVBA

Vitor Almeida, 41 anos, é egresso do sistema prisional e foi certificado, hoje, como desenhista técnico (cadista). “A minha perspectiva é das melhores possíveis, porque é um curso em que eu aprendi a labutar com um computador, o que eu nunca tinha tido a experiência de fazer. Só tenho agradecer e, daqui pra frente, só crescer, tanto no sentido profissional como, também, de vida”, disse.

Ao atender grupos específicos, como egressos do sistema prisional, o Qualifica Bahia rompe barreiras e proporciona oportunidades igualitárias para todos, promovendo a reinserção e a construção de um futuro mais promissor.

Aos 30 anos, Taíse Luz é mãe de uma garota de 7 e acredita que a qualificação como fotógrafa, realizada junto à Setre, tem um valor especial na sua jornada “Foi muito interessante, o curso deu suporte para a gente, que, às vezes, deixa de estudar porque as condições não permitem, pela falta de dinheiro e lanche, por exemplo. E nós tivemos esse suporte”, contou Taíse

Programas

Os participantes do Programa Trilha foram capacitados em cursos com carga horária de 200 horas, e são moradores de diversos bairros de Salvador, incluindo Acupe de Brotas, Arraial do Retiro, Calabetão, Cosme de Farias, Liberdade, Narandiba, Periperi, Plataforma, Uruguai e Vila Ruy Barbosa. Com um investimento de R$ 448 mil, o programa capacita os participantes tecnicamente e promove oportunidades de desenvolvimento local. Ao criar uma rede de aprendizado sólida, o Trilha busca fortalecer a juventude, proporcionando ferramentas para que eles se tornem agentes de transformação em suas comunidades.

Direcionado a trabalhadores (as) vulneráveis economicamente e socialmente, assim como egressos do sistema prisional, o Programa Qualifica Bahia abrange a população jovem de áreas-chave em Salvador, como os bairros de Bonfim, Brotas, Itapuã, Jardim Cruzeiro e Lobato. Com uma carga horária de 180 horas e um investimento de mais de R$ 340 mil, o programa não apenas capacita os participantes para o mercado de trabalho, mas, também, desenha uma trajetória de inclusão social e econômica.

Foto: Manu Dias/GOVBA

Já o Projeto PAS Qualifica Bahia atua como uma resposta direta às necessidades de trabalhadores desempregados, pessoas sob risco de desemprego, internos e egressos do sistema prisional, mulheres, vítimas de violência, chefes de famílias e outros grupos vulneráveis do Bairro da Paz, Canabrava, Jardim Santo Inácio, Periperi, Pernambués, São Cristóvão e Vale dos Lagos. Com uma carga horária de 120 horas e um investimento de R$ 244 mil, o projeto representa um investimento crucial na atualização profissional desses grupos, contribuindo para a inclusão no mercado de trabalho e a superação de desafios socioeconômicos. Ao direcionar esforços para grupos específicos, o PAS Qualifica Bahia busca atender às complexas demandas dessas comunidades, promovendo inclusão e empoderamento.

Repórter: Laís Nascimento/GOVBA

Confira aqui a galeria de foto desta matéria.