Junta Comercial da Bahia dá posse a novo colegiado
Foto: Divulgação/Juceb

Na última segunda-feira (27), ocorreu a posse do novo colegiado de vogais (titulares e suplentes) da Junta Comercial do Estado da Bahia (Juceb). Eles foram nomeados pelo governador Jerônimo Rodrigues para mandato de quatro anos 2023-2027. A Sessão Plenária foi realizada na sede da Autarquia e contou com a presença de Diretores e Chefes de Setores do órgão de registro.

O plenário da Junta Comercial é composto por 20 vogais, incluindo a presidente e o vice-presidente da casa. O colegiado de vogais tem um papel fundamental na tomada de decisões que visam à melhoria do registro público de empresas. De acordo com a Lei n° 8.934, de 18 de novembro de 1994, o Colegiado tem como objetivo deliberar sobre os pontos que devem ser administrativamente decididos pela Junta Comercial.

Link Personalizado

📱💻Clique aqui e acesse o ba.gov.br. Informações do estado e diversos serviços, tudo em um só lugar.

Durante a cerimônia, Angelo Almeida, Secretário de Desenvolvimento Econômico (SDE), foi responsável por dar posse à Presidente e Vice-presidente da Juceb. Os novos integrantes do colegiado foram oficialmente empossados pela Presidente da Juceb, Marise Chastinet, momento em que receberam as boas-vindas.

Foto: Divulgação/Juceb

Durante seu discurso, a presidente ressaltou a importância dos vogais e destacou que a Bahia é o segundo estado do país com o melhor tempo em abertura de empresas no ranking da receita federal, “Em abril de 2022, a Bahia ocupava o último lugar no ranking da Receita federal. E hoje somos, pelo quarto mês consecutivo, o segundo estado com o menor tempo, avançamos muito e com a contribuição de todos chegaremos ainda mais longe”.

Entidades patronais e associação comercial ocupam cadeiras no colegiado de vogais da Junta Comercial: Federação da Agricultura e Pecuária do Estado da Bahia (Faeb), Ordem dos Advogados do Brasil – Seção do Estado da Bahia, Conselho Regional de Administração da Bahia (CRA/BA), Federação das Indústrias do Estado da Bahia (Fieb), Associação Comercial da Bahia (ACB), Fecomércio/BA, Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado da Bahia (OCEB). Também são membros, o Conselho Regional de Economia (Corecon/BA), Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado da Bahia (Faceb), Conselho Regional de Contabilidade do Estado da Bahia (CRC/BA), Federação das Empresas de Transportes do Estado da Bahia (Fetrabase) os representantes do governo do estado, dentre os quais estão Presidente e Vice-presidente da Autarquia.

O Governo da Bahia, através da Juceb, assegura o Registro de Empresas e tem atuado fortemente para simplificar e desburocratizar a legalização de empresas na Bahia, melhorando o ambiente de negócios do Estado e deixando-o cada vez mais atrativo para novos investimentos, trazendo mais emprego e renda para os baianos.

Fonte: Ascom/Juceb