Jovens dos 27 territórios de identidade da Bahia participam do Encontro Estadual da Juventude Rural em Salvador
Foto: Divulgação/SDR

Num esforço conjunto pela promoção do desenvolvimento sustentável e preservação das tradições do campo, o Governo da Bahia, por meio das secretarias de Desenvolvimento Rural (SDR) e da Educação (SEC), realizou o Encontro da Juventude Rural com o tema “Raízes do Amanhã: Juventude, Agricultura Familiar e Sucessão Rural”, na cidade de Salvador, entre os dias 12 e 15 de dezembro. O evento reuniu 250 jovens dos 27 territórios de identidade e fez parte da programação da 14ª Feira Baiana da Agricultura Familiar e Economia Solidária.

Durante o evento, ocorreram palestras, mesas temáticas, grupos de discussão, exposições e intervenções culturais que proporcionaram reflexões sobre o papel da juventude no contexto do campo e no fortalecimento da agricultura familiar.

Link Personalizado

📱💻Clique aqui e acesse o ba.gov.br. Informações do estado e diversos serviços, tudo em um só lugar.

Presente no encontro, o secretário de Desenvolvimento Rural, Osni Cardoso, ressaltou que “a juventude deve ser protagonista no debate de sucessão rural, pois essa sucessão vai além da transferência de propriedade. É uma dinâmica que sustenta a base da agricultura familiar e contribui para a construção de um futuro rural mais resiliente, sustentável e socialmente integrado. Investir em políticas públicas e iniciativas que promovam uma sucessão rural bem-sucedida é essencial para a nossa juventude e para o campo”.

Foto: Divulgação/SDR

“Muitas vezes não temos uma voz ativa. Trocamos conhecimentos, ouvimos uns aos outros, e colocamos nossas pautas. Os jovens do campo precisam dessa voz ativa para poder trazer para as entidades e para o Governo do Estado as necessidades que o campo enfrenta nas suas batalhas diárias. Então foi isso, um encontro muito proveitoso. Com certeza a gente vai levar para dentro da comunidade e vai debater”, explicou o presidente da associação da comunidade Poço, do município de Remanso, Thales Uanderson.

O encontro também destacou a importância de enfrentar realidades muitas vezes negligenciadas no contexto rural, promovendo uma discussão franca e educativa sobre o combate às diversas formas de discriminação. A sensibilização sobre questões sociais, como violência de gênero, racismo e LGBTfobia, não apenas fortaleceu os laços entre os jovens, mas também abriu caminho para a construção de comunidades mais inclusivas e igualitárias.

Foto: Divulgação/SDR

Para o assessor técnico do projeto Ater Biomas, Rony Eri, do município de Pilão Arcado, “nada mais, nada menos do que a própria juventude falar os caminhos que a gente precisa percorrer para estar conquistando os nossos objetivos, tanto na questão da educação do campo, quanto na questão de políticas voltadas realmente para incentivar a juventude do campo a permanecer nas suas comunidades, produzindo e gerando renda. Então esse encontro veio também nos despertar, trazer esse momento de debate para que a gente possa estar realizando outros momentos pautando junto com as organizações e também com o Estado”, reforça.

O encontro foi uma iniciativa do Grupo de Trabalho (GT) de Juventude Rural da SDR, da Câmara Técnica de Juventude do Conselho Estadual de Juventude Rural (CEDRS), da Diretoria de Educação dos Povos e Comunidades Tradicionais e contou com o apoio da Coordenação Geral de Políticas para a Juventude e do Colegiado de Desenvolvimento Territorial (Codeter).

Fonte: Ascom/SDR