Governo do Estado realiza inaugurações e anúncio de mais investimentos em Teolândia
Foto: Mateus Pereira/GOVBA

O Pelotão da Polícia Militar de Teolândia tem novo endereço. Inaugurada pelo governador Jerônimo Rodrigues, em visita ao município, nesta quinta-feira (21), a nova sede da corporação, localizada na BR-101, na Rua da Quadra, contou com investimento total de R$ 1,4 milhão do Governo do Estado. Jerônimo ainda entregou diversas etapas de obras de contenção de encostas na Rua do Prédio, no Bairro José Teles, além de dar por entregue a ponte da Caipora sobre o Rio Preto. Ele também inaugurou a reforma do Mercado Municipal e recebeu o título de cidadão teolandense.

Realizada pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur), por meio da Companhia de Desenvolvimento Urbano (Conder), as obras de contenção de encostas entregues na Rua do Prédio, correspondem às etapas 1, 2 e 4. Ao todo, foram investidos cerca de R$ 13 milhões. Ainda para a melhoria da infraestrutura de Teolândia, o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Infraestrutura (Seinfra) investiu pouco mais de R$ 3 milhões, na construção da Ponte da Caipora sobre o Rio Preto, no trecho de acesso a BA-120 – Teolândia/Wenceslau Guimarães. Com extensão de 31,5 metros, o equipamento beneficia 22 mil habitantes e a agricultura, principal atividade econômica da região.

Link Personalizado

📱💻Clique aqui e acesse o ba.gov.br. Informações do estado e diversos serviços, tudo em um só lugar.

“Entre as entregas, tivemos um equipamento de segurança, que vai guardar os policiais e melhorar a qualidade do serviço, também está na nossa lista uma licitação para uma nova delegacia aqui. Além disso, entregamos contenções de encostas iniciadas em 2021. Essas obras servem para tranquilizar e assegurar a vida de quem mora em cima, ou embaixo. Também autorizei as etapas, 3 e 5”, disse Jerônimo. Ele ainda se comprometeu com novos projetos para Teolândia, a exemplo de novas pavimentações e a construção de uma nova escola de tempo integral.

Foto: Gilberto Junior/CONDER

Conforme o comandante-geral da PMBA, Coronel Paulo Coutinho, a inauguração do novo pelotão é uma demonstração clara do comprometimento com a Segurança Pública. “Esta é a 23ª unidade entregue neste ano, o que nos deixa muito felizes, pois faz parte de um total de mais de 150 pelotões que serão entregues, totalizando um investimento que ultrapassa R$ 41 milhões nas estruturas da Polícia Militar da Bahia”, declarou.

Agricultura familiar

O Mercado Municipal da cidade também passou por obras de ampliação e reforma e recebeu cobertura na área da feira livre. A intervenção foi realizada pela Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), por meio da Companhia de Ação Regional (CAR), com recursos da ordem de pouco mais de R$ 1,1 milhão. Os agricultores familiares de Teolândia e municípios vizinhos foram contemplados ainda com a sessão de 86 barracas para expor seus produtos com mais conforto e segurança.

Para Jeandro Ribeiro, diretor-presidente da CAR, os investimentos em agricultura familiar têm resultado em melhorias significativas na geração de renda dos pequenos produtores rurais. “São 183 mercados municipais entregues para a sociedade baiana. Aqui em Teolândia, o mercado municipal foi praticamente refeito e agora conta com estrutura sanitária e mais conforto, servindo a todo o município”, exemplificou.

Foto: Mateus Pereira/GOVBA

A feirante Eliane Santana veio da cidade de Tancredo Neves para expor suas mercadorias e conta a importância da iniciativa do Governo do Estado. “Este é um apoio e tanto para os empreendimentos do baixo-sul da agricultura familiar e economia solidária, com essas barracas novinhas, que incentiva, principalmente, o empreendedorismo de nós mulheres”, comentou Eliane, que vende produtos típicos da região, como azeite de dendê, biscoitos e doce de banana.

Saúde e abastecimento

Para a saúde dos teolandenses, Jerônimo entregou uma ambulância, tipo picape 4×4, em que foram investidos R$ 269 mil. Resultado de parceria com a Prefeitura, o Estado equipou o Centro de Imagem no Hospital Municipal, que passa a contar com sala de raio-x e de ultrassom, com investimento de R$ 20,5 mil, repassados por meio da Secretaria da Saúde (Sesab), somados aos recursos investidos pela administração do município, da ordem de R$ 114,3 mil, com a obra física.

A população foi contemplada ainda com a implantação de Sistema Integrado de Abastecimento de Água (SIAA), para as localidades de Paraíso I e Paraíso II. A obra realizada pela Secretaria de Infraestrutura Hídrica e Saneamento (Sihs), por meio da Companhia de Engenharia Hídrica e de Saneamento da Bahia (Cerb), com investimento de R$ 365 mil, beneficiando mais de 100 habitantes.

Os povoados de Tropicália e Tanque Grande também receberam sistemas de abastecimento, com recursos de R$ 435 mil e R$ 455 mil, respectivamente, para garantir água potável para mais de 500 habitantes das duas localidades. A Cerb foi autorizada a iniciar as obras para implantação do Sistema Simplificado de Abastecimento de Água (SSAA), para a localidade de Beira Rio. A intervenção irá beneficiar 280 habitantes, com a aplicação de R$ 490 mil.

Mais autorizações

A Secretaria da Educação (SEC) foi autorizada a, por meio da Companhia de Desenvolvimento Urbano (Conder), iniciar nova licitação construção de uma nova unidade escolar de tempo integral para sediar o Colégio Estadual Democrático Líbia Tinoco Melo. A unidade de ensino terá 12 salas, quatro laboratórios, duas salas multifuncionais, restaurante estudantil, teatro, biblioteca, campo de futebol society com pista de atletismo, quadra poliesportiva coberta e vestiário.

A infraestrutura viária também receberá novos investimentos. A Seinfra foi autorizada pelo Governo do Estado a iniciar as obras para pavimentação asfáltica da travessia urbana de Teolândia-BR-101, com extensão de 2,7 quilômetros.

Repórter: Laís Nascimento/GOVBA