Rede de proteção socioassistencial recebe reforço com a entrega de 19 novos veículos
Foto: Manu Dias/GOVBA

Novos 19 veículos foram entregues pelo governador Jerônimo Rodrigues, para o fortalecimento da rede de proteção social em 19 municípios baianos. A solenidade, que contou ainda com a presença da secretária de Assistência e Desenvolvimento Social, Fabya Reis, prefeitos e representantes da assistência social das cidades contempladas, foi realizada nesta terça-feira (9), no Centro Administrativo da Bahia (CAB), em Salvador. A ação tem origem proveniente de emendas parlamentares, proposta pelo deputado federal Pastor Sargento Isidório, e conta também com parceria do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS).

Além dos veículos, máquinas de lavar e secar, junto com kits de proteção individual, foram entregues às Unidades de Acolhimento, para aprimorar o atendimento social às famílias, vítimas de violência ou violação de direitos. O investimento totaliza R$ 1,9 milhão, com cada unidade de assistência recebendo recursos equivalentes a R$ 102 mil. A entrega dos veículos contempla 12 Centros de Referência Especializados de Assistência Social (Creas), de 12 municípios e sete Unidades Regionais/Abrigo Institucional para Crianças e Adolescentes, coordenadas pela Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social (Seades).

Link Personalizado

📱💻Clique aqui e acesse o ba.gov.br. Informações do estado e diversos serviços, tudo em um só lugar.

Durante a solenidade, Jerônimo destacou a importância das entregas para proporcionar um melhor atendimento no auxílio ao trabalho social com famílias que enfrentam situações adversas e reafirmou seu compromisso com a assistência social de outras cidades baianas. “Me comprometi a buscar orçamento para ampliar as ações. É muito importante a parceria com as prefeituras, com o conselho de gestores municipais de assistência social e também com as câmaras de vereadores e movimentos sociais do segmento. O objetivo é fortalecer a atenção às crianças e aos adolescentes, mas também a pessoas idosas e com deficiências”.

Foto: Feijão Almeida/GOVBA

A titular da Seades, Fabya Reis, destacou a contribuição da iniciativa para aprimorar o trabalho dos profissionais, enfatizando a importância do aprimoramento constante do Sistema Único de Assistência Social (Suas). “Hoje, a gente entra no fortalecimento justamente da atenção especial, que acolhe pessoas que sofreram algum tipo de violação, alguma ameaça ou tiveram vínculos rompidos. Os veículos são destinados aos Creas e às unidades de acolhimento de crianças e adolescentes para fortalecer, por exemplo, a busca ativa e o seu trabalho de articulação”.

Trabalho fortalecido

A Prefeitura de Itanhém vai economizar pelo menos R$ 42 mil por ano, agora que pode dispensar o carro alugado que servia à rede de proteção assistencial especial do município. Mildson Medeiros, prefeito do município, ressaltou a relevância do veículo para suporte logístico e resposta mais eficiente às demandas. “Os municípios de Caravelas, Medeiros Neto, Veredas, Lagedão, Ibirapuã e Prado são atendidos pelo Creas de Itanhém. Esse carro vai facilitar nosso trabalho. O Governo do Estado tem nos dado esse apoio imenso agora com esse carro e antes, com outras ações que ajudaram com as despesas”.

Foto: Feijão Almeida/GOVBA

Ao todo, 56 municípios baianos foram beneficiados com a ação, por meio das unidades do Creas em Candeias, Sobradinho, Carinhanha, Caetité, Nova Canaã, Dias D’Àvila, João Dourado, Santa Bárbara, Tanhaçu, Mairi, Lauro de Freitas e Botuporã. Os Centros de Referência desempenham um papel crucial na oferta de serviços especializados a indivíduos e famílias em situação de vulnerabilidade e risco social, visando à prevenção e enfrentamento de violações de direitos.

Paralelamente, outras sete Unidades de Acolhimento Regional para Crianças e Adolescentes em Wenceslau Guimarães, Amargosa, Nazaré, Mundo Novo, Piritiba, Seabra e Itanhém também receberam um veículo, cada.

Os Creas na Bahia totalizam 255 unidades que desempenham um papel fundamental no atendimento às famílias e às pessoas em situações de violações de direitos. Por sua vez, as Unidades de Acolhimento Regional para Crianças e Adolescentes oferecem acolhimento provisório a jovens afastados do convívio familiar, por meio de medida protetiva aplicada por autoridade judicial.

Repórter: Laís Nascimento/GOVBA