SEI lança BA&D sobre análise e avaliação de políticas públicas

Está disponível no site da Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), a nova edição da revista Bahia Análise & Dados (BA&D), com o tema Análise e avaliação de políticas públicas. A avaliação da política pública é um processo essencial para garantir que as ações do governo atendam efetivamente às necessidades da sociedade. Envolve a análise deliberada da validade das propostas para a ação pública, bem como a avaliação do sucesso ou falha de projetos implementados.

A distinção entre avaliação ex-ante (anterior à implementação) e avaliação ex-post (posterior à implementação) é crucial para compreender os diferentes momentos de análise e ajuste das políticas públicas. Além disso, a avaliação formativa ou o monitoramento durante o processo de implementação permite realizar ajustes imediatos para garantir a eficácia das políticas em andamento.

Link Personalizado

📱💻Clique aqui e acesse o ba.gov.br. Informações do estado e diversos serviços, tudo em um só lugar.

A edição inclui um estudo detalhado sobre a avaliação e implementação da política pública de segurança no Brasil e outros importantes estudos sobre: assimetrias de rendimento da Região Nordeste; matriz de competências como ferramenta de apoio à gestão da política de enfrentamento ao racismo, promoção da igualdade racial e dos povos e comunidades tradicionais e originários; Rio Catolé e sua ponte; avaliação de políticas culturais; fluoretação da água no Brasil; medidas de enfrentamento à pandemia nos municípios do Brasil e sobre as implicações dos trotes recebidos pelo Centro Integrado de Comunicação na Região Metropolitana de Salvador.

Com esse estudo, a SEI busca estimular o debate local sobre a avaliação de políticas públicas, abrindo um canal de diálogo para compartilhar ideias e promover uma troca construtiva de perspectivas. A intenção é fomentar pesquisas na área, visando aprimorar a efetividade das políticas públicas no estado da Bahia e contribuir para o enriquecimento do conhecimento e o desenvolvimento de estratégias mais eficientes no âmbito público.

Fonte: Ascom/SEI