Equipes do Banco Mundial e do projeto Bahia que Produz e Alimenta se reúnem em missão técnica
Foto: Divulgação

Iniciou, na última segunda-feira (29), em Salvador, a missão de validação do acordo de empréstimo com o Banco Mundial, que vai apoiar a execução do projeto Bahia que Produz e Alimenta, executado pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR). A abertura do evento contou com as equipes do projeto Bahia que Produz e Alimenta e do Banco Mundial.

Participam, ainda, da missão, que segue até esta sexta-feira (2), representantes da Secretaria de Infraestrutura Hídrica (Sihs), da Companhia de Engenharia Hídrica e de Saneamento da Bahia (Cerb), da Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa), do Sebrae, da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e da União das Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária (Unicafes/BA).

Link Personalizado

📱💻Clique aqui e acesse o ba.gov.br. Informações do estado e diversos serviços, tudo em um só lugar.

Foto: Divulgação

A abertura da Missão contou com a apresentação das principais estratégias da CAR, a exemplo da ação Agroindústria Familiar da Bahia, que inclui a formação técnica para qualificar ainda mais a gestão dos empreendimentos. As ações serão focalizadas, também, em sistemas produtivos, a exemplo do Raízes da Bahia, Cabritos e Cordeiros da Bahia, Leite da Bahia, Abelhas da Bahia, dentre outras iniciativas.

Participações

A abertura do evento contou com a participação do secretário da SDR, Osni Cardoso, da secretária da Sihs, Larissa Moraes, do diretor-presidente da CAR, Jeandro Ribeiro, do presidente da Embasa, Leonardo Góes, do presidente da Cerb, Alexandro Freitas Silva, do gerente do projeto pelo Banco Mundial, Erivelthon Lima, e do presidente da Unicafes/BA, Ícaro Rennê.

Sobre o projeto

O Projeto Bahia que Produz e Alimenta terá investimentos de R$ 750 milhões no período 2024-2028. A meta é atender 30 mil famílias e 600 organizações produtivas, com ações de assistência técnica, infraestrutura produtiva, agregação de valor aos produtos, além de serviços e soluções para ampliar e qualificar o acesso da produção aos diversos mercados. Também serão destinados recursos para garantir o acesso à água, a partir da consolidação do modelo de gestão multicomunitária de água, via centrais de água.

O apoio à produção de base agroecológica, gestão ambiental, resiliência climática e acesso a mercados, estão entre os principais objetivos do Bahia que Produz e Alimenta, para garantir a sustentabilidade da produção de alimentos pela agricultura familiar. O projeto também incorpora novas tecnologias como aliadas nessa jornada, além de garantir o importante papel do acesso aos serviços de assistência técnica e extensão rural (Ater) e o atendimento de agricultores/as familiares e suas organizações para uma gestão mais eficiente e consciente da produção de alimentos.

Fonte: Ascom/CAR