Foto: Mateus Pereira/ GOVBA

Nada menos que 174,8 toneladas de material reciclável foram coletados pelos catadores e catadoras durante o Carnaval de Salvador, o que representa aproximadamente 17% a mais do resultado obtido em 2023 dentro do projeto EcoFolia Solidária, uma iniciativa do Governo da Bahia, sob coordenação da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre) em parceria com em parceira com as Secretarias do Meio Ambiente (Sema), Desenvolvimento Rural (SDR) Assistência e Desenvolvimento Social (Seades) e de Políticas para as Mulheres (SPM).

O objetivo da ação é o de gerar inclusão e renda para os catadores, catadoras e fortalecer a inclusão das cooperativas na cadeia produtiva da reciclagem, ao mesmo tempo em que promove impacto positivo no meio ambiente. Foram 101,2 toneladas de alumínio e outras 73,5 toneladas de plástico/pet interceptados pelos catadores nas ruas. Essa quantidade de material reciclável gerou renda aproximada de R$580 mil, distribuídos entre os 2.437 catadores e catadoras atuantes na folia, conforme a produtividade individual.

Link Personalizado

📱💻Clique aqui e acesse o ba.gov.br. Informações do estado e diversos serviços, tudo em um só lugar.

Este ano, foram montadas 10 centrais de coleta nas adjacências dos circuitos Dodô, Osmar e Sérgio Bezerra, coordenadas por 16 cooperativas, para onde os catadores levavam o material reciclável catado. Após a pesagem, o catador recebia na hora, em dinheiro, pelo quilo do material catado. Agora, todo o material recolhido será armazenado pelas cooperativas que aguardarão o melhor momento para comercializá-lo com as indústrias que reaproveitam o plástico e o alumínio.

O secretário da Setre, Davidson Magalhães comemorou o resultado da ação. “O principal projeto que fazemos [durante o Carnaval] é o EcoFolia Solidária. Foi um sucesso. O número de trabalhadores foi cerca de 32% a mais que no ano passado. Em 2023 eram 1840, esse ano foi 2.437 trabalhadores [catadores]. A tonelagem de materiais retirados do circuitos, nós saímos de 149 toneladas para 174 toneladas, um aumento de 17%, que é, então, uma coisa que está se consolidando cada vez mais o EcoFolia Solidária como grande instrumento de geração do Trabalho Decente e de acolhimento desta população vulnerável que são as catadoras e catadores”.

Confira abaixo a coleta de material por cooperativas do projeto EcoFolia Solidária.

Total coleta seletiva Carnaval 2024

174,8 toneladas de materiais recicláveis (alumínio e plástico)

Coletivo de cooperativas do Fórum Estadual Lixo e Cidadania (Cooperguary, Coocreja, Cooperbari, Crun, Cooperes, Canore, Caec, Camapet, Canarecicla, Cooperlix e Cooperbrava) –

65.567 kg alumínio

62.794 kg pet e plástico

Recicla Conquista

12.558 kg de alumínio

Catabahia

8.000 kg de alumínio

7.000 kg de plastico

CRG

7242,90 kg alumínio

3770,20 kg plástico

Recicla Bahia/Salvador

7850 kg alumínio

Total: 174,8 toneladas

EcoFolia Solidária

A iniciativa é coordenada pela Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre) em parceria com a Sema, Desenvolvimento Rural (SDR) por meio da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social (Seades) e de Políticas para as Mulheres (SPM) e o Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema).

Fonte: Ascom/Setre