Foto: Gabriel Pinheiro

A ciência, a tecnologia e a inovação (CT&I) são pilares essenciais para o desenvolvimento socioeconômico de qualquer região. Ao reconhecer isso, o Governo da Bahia, através da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), irá promover a 5ª Conferência Estadual de CT&I. O evento é participativo e abrange as fases macroterritorial e estadual, culminando, posteriormente, nas etapas regional e nacional. Em destaque na ação, está a elaboração da Nova Política Estadual de CT&I, um processo que contará com a colaboração dos atores do ecossistema.

A Política Estadual de CT&I é um conjunto de diretrizes, estratégias e ações formuladas pelo Governo Estadual para promover o desenvolvimento científico, tecnológico e inovador da região. Seu objetivo é criar um ambiente propício para a geração de conhecimento, a transferência de tecnologia e a promoção da inovação em diversos setores da economia, contribuindo para o crescimento sustentável e a melhoria da qualidade de vida da população.

Link Personalizado

O novo instrumento norteador das ações de governo terá participação da sociedade na sua elaboração. O secretário da Secti, André Joazeiro, destaca a importância do envolvimento da população na elaboração da política. “Para mim, é essencial destacar a contribuição ativa das pessoas. Afinal, são os cidadãos que vivenciam os desafios e as oportunidades em suas comunidades. São eles que melhor compreendem as necessidades locais. Ao envolver a sociedade nesse processo, estamos garantindo que as políticas públicas sejam verdadeiramente representativas e orientadas para as demandas reais da população”.

Segundo Edson Valadares, coordenador da 5ª Cecti e assessor de Planejamento e Gestão da Secti, a elaboração da nova política é um dos objetivos centrais da conferência. “A Conferência Estadual terá como foco a elaboração da Nova Política Estadual de CT&I. Cabe salientar que uma política setorial é um instrumento estruturante de natureza estratégica e possui um horizonte temporal de longo prazo. Portanto, as sugestões devem focar nas esferas nacional e estadual”, afirma.

Para participar da 5ª Conferência Estadual de CT&I e contribuir para o avanço da ciência, da tecnologia e da inovação na Bahia, o primeiro passo é comparecer às plenárias macroterritoriais, que ocorrem entre 27 de fevereiro e 14 de março. As inscrições para a etapa macroterritorial estão abertas e podem ser feitas aqui. Para mais informações sobre o evento, acesse o site da Secti.