Foto: Ricardo Filho/Setre-BA

O rixô elétrico com o músico e compositor Fred Menendez animou os foliões do Ecofolia Solidária, no início da noite da quarta-feira (7), desfilando do Farol da Barra até início de Ondina. O bloquinho é uma ação do Governo do Estado, através da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), e objetiva chamar a atenção para a valorização do trabalho dos catadores de material reciclável durante o Carnaval e o serviço que prestam ao meio ambiente.

O secretário da Setre, Davidson Magalhães, acompanhou todo o desfile ao lado das secretárias Ângela Guimarães, da Secretaria de Promoção da Igualdade Racial (Sepromi), e Fábya Reis, à frente da Secretária de Assistência e Desenvolvimento Social (Seades). As pastas são parceiras da Setre em outras ações do projeto EcoFolia Solidária durante a festa.

Link Personalizado

📱💻Clique aqui e acesse o ba.gov.br. Informações do estado e diversos serviços, tudo em um só lugar.

Foto: Ricardo Filho/Setre-BA

Um bandeirão alusivo ao EcoFolia Solidária foi o abre-alas do bloquinho, que também contou com uma equipe de ativação para a distribuição de ventarolas durante o desfile. O secretário Davidson Magalhães destacou a importância da ação no início da festa.

“Este desfile da EcoFolia Solidária joga o papel de divulgar essa ação de inclusão social dos catadores, de promoção ambiental, de defesa do meio ambiente. Portanto, na medida em que o bloquinho sai na última noite pré-Carnaval, abrindo alas no ciruito da Barra, começa, também, a fazer um processo de mobilização da opinião pública para essa ação importante dos catadores e catadoras, que é uma população vulnerável e que o Governo do Estado, através do EcoFolia Solidária, dá condições para que essa atividade fique menos vulerável, fique digna durante o Carnaval”, disse o secretário.

Foto: Ricardo Filho/Setre-BA

Equipamentos

Com o investimento de aproximadamente 3,2 milhões de reais, o projeto EcoFolia Solidária contempla 2.500 catadores de materiais recicláveis de 16 cooperativas parceiras, durante o Carnaval, mas este ano foram distribuídos equipamentos permanentes para melhor estruturar a cadeia produtiva da reciclagem: 15 prensas elétricas, 20 balanças eletrônicas, 15 carrinhos elétricos e seis triciclos para as cooperativas.

Os catadores receberam fardamento adequado (calça, camisa, boné), produzido pela Cooperede de Feira de Santana, EPIs (botas e luvas), mochila produzida por empreendimento solidário e equipe técnica para execução da ação durante a folia. Eles vão contar com dez centrais de coleta (três exclusivas do Governo da Bahia), localizadas em pontos estratégicos próximos aos principais circuitos da folia, para recebimento e comercialização de alumínio, pet e plástico, eliminando a ação de atravessadores.

Foto: Ricardo Filho/Setre-BA

A novidade deste ano é um espaço exclusivo para as mulheres catadoras de material reciclável, montado no Vale do Canela, onde está sendo ofertado café da manhã e local para banho (com sabonete e toalha descartáveis). Além disso, as mulheres poderão relaxar com o recebimento de massagem terapêutica e acupuntura, dentro da ação Cuidar de Quem Cuida, promovida pela Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM).

Serão beneficiadas entre 50 a 100 catadoras diariamente, no período de 5h às 11h. O acesso aos serviços será por meio de fichas distribuídas entre as cooperativas parceiras e prioriza as mulheres que trabalham durante a madrugada.

Foto: Ricardo Filho/Setre-BA

Fonte: Ascom/Setre