Foto: Divulgação/Sema

Já é Carnaval e o bloco da sustentabilidade está presente em todos os circuitos do Carnaval da Bahia. Nesta quinta-feira (8), o secretário do Meio Ambiente (Sema), Eduardo Mendonça Sodré Martins, marcou presença no primeiro dia de atividade das centrais de apoio do projeto EcoFolia Solidária – “O trabalho decente preserva o meio ambiente”. Na oportunidade, o gestor verificou as condições da estrutura e funcionamento do espaço e conversou com os catadores de materiais recicláveis ressaltando a importância do empenho e o trabalho conjunto entre as secretarias do Governo do Estado, as cooperativas e seus associados (catadores), recicladores e o envolvimento de toda a sociedade.

“Essa iniciativa está alinhada a uma série de ações do Governo da Bahia para um Carnaval mais sustentável, por meio de políticas socioambientais voltadas à melhoria das condições de trabalho e renda de pais e mães de família que atuam como catadores de materiais recicláveis. São profissionais que prestam um serviço ambiental essencial para a sociedade, o de coleta e destinação correta de resíduos sólidos, a exemplo de alumínio e plástico, reduzindo de maneira significativa os impactos sobre o meio ambiente”, destacou o titular da Sema, Eduardo Mendonça Sodré Martins.

Link Personalizado

📱💻Clique aqui e acesse o ba.gov.br. Informações do estado e diversos serviços, tudo em um só lugar.

Com investimento de aproximadamente R$ 3,2 milhões de reais, o projeto beneficiará 2.500 catadores de materiais recicláveis de 16 cooperativas, incluindo a Coopeguary, que reúne 12 cooperativas, além da Cata Bahia, Recicla Bahia, Recicla Conquista e CRG.

São 11 Centrais de Apoio, distribuídas em pontos estratégicos do circuito (Campo Grande, Barra, Ondina e Nordeste de Amaralina), equipadas com computadores, balanças e prensas. Estes espaços estão sendo geridos pelas Redes de Cooperativas de Catadores para facilitar tanto a entrega do material quanto a comercialização dos recicláveis, praticando preços justos e evitando a ação de atravessadores.

Este ano, as mulheres catadoras de materiais recicláveis terão um espaço exclusivo, com café da manhã e um local para banho (com sabonete e toalha descartáveis). Além disso, poderão relaxar com o recebimento de massagem terapêutica e acupuntura, dentro da ação Cuidar de Quem Cuida, promovida pela Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM). O espaço fica localizado no Vale do Canela e funcionará até o dia 14 de fevereiro, das 5h às 11h.

A EcoFolia Solidária é uma ação coordenada pela Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre) em parceira com as Secretarias do Meio Ambiente (Sema), Desenvolvimento Rural (SDR) por meio da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social (Seades) e de Políticas para as Mulheres (SPM) e o Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema).

Ecopontos

Circuito Osmar (Campo Grande)

• Rua Gamboa de Cima, Campo Grande (ao lado do Forte São Pedro / Praça da Aclamação)
  • Rua Direta da Piedade, Politeama (Nas proximidades do viaduto do Politeama e do Orixás Center);
  • Na ladeira da montanha;
  • Na Av. Reitor Miguel Calmon, ao lado dos contêineres para banho instalados pela LIMPURB.

Circuito Dodô (Barra-Ondina)

• Estacionamento externo do prédio Nau Barra;
  • Estacionamento externo da Caixa Econômica Federal;
  • Em frente ao Condomínio Barra Tropical Residence (do outro lado da rua);
  • Rua Carlos Chiaccio, Barra (Atrás do módulo rotineiramente instalado pela Polícia Militar);
  • Em frente à antiga faculdade do ISBA.
  • Em frente ao antigo teatro ISBA

Circuito Mestre Bimba (Nordeste de Amaralina)

Rua Reinaldo de Matos (proximidades da delegacia, no fim de linha).

Fonte: Ascom/Sema