Foto: Divulgação/Sepromi

A Secretaria de Promoção da Igualdade Racial e dos Povos e Comunidades Tradicionais (Sepromi) estará presente no Carnaval da Bahia 2024 com ações de combate ao racismo, apoio aos blocos de matriz africana e um trio sem cordas que celebra o protagonismo das mulheres negras.

“Vamos realizar um carnaval que valorize a beleza, a pluralidade e a diversidade da cultura baiana, mas que também ofereça proteção aos direitos. O Governo do Estado estará mobilizado para assegurar uma festa que não tenha espaço para violação de direitos de crianças e adolescentes, de mulheres, da população negra, para nenhum crime de intolerância religiosa”, destaca a titular da Sepromi, Ângela Guimarães.

Link Personalizado

📱💻Clique aqui e acesse o ba.gov.br. Informações do estado e diversos serviços, tudo em um só lugar.

Entre os dias 8 e 13 de fevereiro, a unidade móvel do Centro de Referência Nelson Mandela permanecerá na Praça Municipal, no Centro Histórico de Salvador. Haverá atendimento, também, no Plantão Integrado dos Direitos Humanos, localizado na Avenida Carlos Gomes, e nos postos fixos instalados na Avenida Milton Santos e no Campo Grande.

Nesses locais, equipes compostas por advogados, psicólogos e assistentes sociais estarão à disposição para receber denúncias de violações raciais e religiosas, sempre das 10h às 22h. O objetivo é acolher as vítimas, oferecendo orientações e apresentando a rede de atendimento aos atingidos pelos crimes. As ocorrências poderão ser registradas, também, por meio dos telefones do Centro, (71) 3117-7448, e da Ouvidoria Geral do Estado, 0800-2840011.

Campanha

As ações de promoção da igualdade racial na maior festa popular do planeta incluem, ainda, a campanha educativa “Aqui, o racismo pula fora”. O intuito é combater a discriminação racial, divulgar os canais de denúncia e estimular a cultura de paz.

A campanha contará com outdoors espalhados por Salvador, projeções nos trios e palcos, peças para redes sociais, além de ventarolas e praguinhas que serão distribuídas em todos os circuitos da folia, inclusive no carnaval dos bairros (Cajazeiras, Itapuã, Boca do Rio, Plataforma, Pau da Lima, Periperi, Liberdade e Nordeste de Amaralina). Haverá ativação, também, na saída dos grandes blocos do Programa Ouro Negro, no aeroporto e na rodoviária.

O material chegará, ainda, a 12 municípios do interior: Juazeiro, Palmeiras, Lençóis, Salinas, Maragogipe, Valença, Itacaré, Ilhéus, Porto Seguro, Prado, Alcobaça e Santa Cruz Cabrália.

Programação cultural

Uma das novidades deste ano é o Trio Pipoca das Pretas, em parceria com a Bahiagás, que sairá na Avenida, na segunda-feira de Carnaval (12), com Ludmillah Anjos, Banda Yayá Muxima e Ayana Amorim.

O Programa Ouro Negro, por sua vez, recebeu o maior aporte financeiro da história. Foram destinados R$ 15 milhões para as entidades de matrizes africanas, como blocos afros, afoxés, samba, reggae e de indío, realizarem seus desfiles carnavalescos.

Neste ano, houve um aumento de 127% na quantidade de agremiações beneficiadas, em relação ao ano passado. O número passou de 70 para 132 blocos contemplados.

Com a reformulação do programa, desenvolvido em conjunto com a Secretaria de Cultura (Secult-BA), os investimentos do Ouro Negro agora se estendem, também, para outras festas populares, como as lavagens de Itapuã, do Bonfim, de Santo Amaro, carnavais do interior e Micareta de Feira de Santana.

Fonte: Ascom/Sepromi