Foto: Divulgação/Inema

O Plano de Ação Territorial (PAT) Chapada Diamantina/Serra da Jiboia, executado pelo Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) em parceria com a Secretaria do Meio Ambiente (Sema), foi destaque na 14ª reunião do comitê executivo do projeto Pró-espécies – Todos contra a extinção. Realizado entre os dias 11 e 15, em Brasília, o evento tem o objetivo de avaliar os resultados alcançados por cada estado participante do projeto, que é destinado à conservação da fauna e flora ameaçada de extinção.

Representando a Bahia, a coordenadora do PAT e bióloga do Inema, Sara Alves, apresentou os resultados alcançados nos últimos meses e destacou o empenho de toda a equipe envolvida. “Este é um momento em que todos os estados participantes apresentam as ações já executadas. Nosso estado foi reconhecido como um dos mais avançados, tanto nas etapas superadas quanto na qualidade das entregas, já realizamos 76% do PAT. Chegar a este patamar só foi possível por meio da dedicação de todos os profissionais e parceiros envolvidos, assim como da adesão das comunidades da região da Chapada Diamantina e Serra da Jiboia”, explicou.

Link Personalizado

O plano chegou a quase três mil cadastros de imóveis rurais e está com um curso de restauração ecológica em andamento. “Além destes, também foram produzidas, pelos moradores locais, mais de 15 peças de educomunicação que serão lançadas até o final desse semestre. Outra importante iniciativa será a construção da Cozinha Comunitária, destinada às mulheres dos assentamentos Baixão, Colônia e Europa, no município de Itaetê”, completou a bióloga.

Abrangendo 56 municípios da Bahia e cobrindo uma área de 3.918.743 hectares, o PAT é coordenado pelo Inema, com financiamento do Projeto GEF Pró-espécies, apoio do Ministério do Meio Ambiente (MMA) e WWF Brasil. O plano visa a proteção de 27 espécies classificadas como criticamente em perigo, além de outras 339 espécies ameaçadas, muitas endêmicas da Bahia, em habitats variados como Caatinga, Cerrado, florestas de galeria e ambientes cavernícolas.

Fonte: Ascom/Inema