Lauro de Freitas finaliza etapa macroterritorial da 5ª Conferência Estadual de CT&I
Foto: Gabriel Pinheiro/Secti

A última plenária macroterritorial da 5ª Conferência Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação (Cecti), organizada pelo Governo do Estado, através da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), aconteceu no sábado (15), em Lauro de Freitas. Os 11 encontros realizados, que abrangeram os 27 territórios de identidade, com participação de aproximadamente 2.500 pessoas, tiveram como propósito entender as demandas científicas, tecnológicas e inovadoras dos municípios e contribuir para a formulação da nova política de CT&I. Além do secretário da pasta, André Joazeiro, o evento contou com a presença da deputada estadual Olívia Santana e da prefeita Moema Gramacho.

O secretário da Secti, André Joazeiro, destaca a troca de ideias com todos os territórios de identidade da Bahia: “foi um processo muito rico de conhecimento do estado. Então, foi uma troca bem interessante. Terminamos hoje aqui essa etapa macroterritorial e vamos fazer esse arremate na estadual. Vamos organizar todo o material que foi levantado no interior e na região metropolitana e trazer à luz para que possamos fazer um debate e fechar a proposta da nova política estadual. A conferência estadual terá representações do setor social, do setor produtivo, da academia e do setor público”.

Link Personalizado

Foto: Gabriel Pinheiro/Secti

A reitora da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), Amali Mussi, presente no evento, ressalta a diversidade de representações durante a Cecti. “as plenárias macroterritoriais juntaram a sociedade civil, a universidade, o setor produtivo e o empresariado. Eu não lembro de outro evento que tenha reunido tantas representações de diferentes setores. Estou aqui como reitora da Uefs e também como presidente do Fórum de Reitores e Reitoras das Universidades Estaduais para dar o nosso apoio e dizer que nós vamos continuar caminhando juntos”.

Para a deputada estadual e presidente da Comissão de Educação, Cultura, Ciência, Tecnologia e Serviços Públicos da Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), Olívia Santana, esse momento é de recomeço para as áreas de CT&I. “Houve a recomposição de R$ 10 bilhões de investimento no Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico [FNDCT] e a Bahia tem que ser parte disso. Esse dinheiro, com certeza, vai financiar o avanço da ciência, da tecnologia e da inovação no estado. Para mim, que sou mulher preta, acredito na diversidade e no investimento na popularização da ciência, a ciência tem que estar cada vez mais próxima da vida das pessoas comuns para que a gente possa defendê-la como um patrimônio nacional”, afirma.

Foto: Gabriel Pinheiro/Secti

Após essa fase macroterritorial, o próximo passo será a realização da conferência estadual, marcada para os dias 4 e 5 de abril, em Salvador. O encontro contará com a presença de aproximadamente 300 representantes eleitos durante as plenárias realizadas em Serrinha, Eunápolis, Irecê, Seabra, Vitória da Conquista, Senhor do Bonfim, Feira de Santana, Barreiras, Ilhéus, Juazeiro e Lauro de Freitas. O intuito é aprofundar a discussão sobre todos os pontos trabalhados na etapa anterior, visando avançar para a conferência regional Nordeste. A plenária realizada em Lauro de Freitas, no Centro Estadual de Educação Profissional em Tecnologia, Informação e Comunicação (Ceep-TIC), foi conduzida pela diretora de Inovação e Competitividade da Secti, Bárbara Carole Alves.

Fonte: Ascom/Secti